Como fazer descoloração e decapagem

Hoje vamos abordar um tema muito importante na hora de colorir os cabelos: a diferença entre descoloração e decapagem. A seguir vamos ensinar também o passo a passo. Ambas técnicas podem ser realizadas quase da mesma forma, só muda a proporção de água oxigenada e do pó descolorante. Não é recomendado fazer os procedimentos citados sem a supervisão de um profissional.

Gwen Stefani com cabelos platinados.

Descoloração:

É a técnica de remover os pigmentos naturais dos cabelos, serve apenas para cabelos virgens ou que já cresceram e não apresentam coloração. É necessário realizar esse procedimento em casos de morenas que querem ficar loiríssimas ou pessoas que querem pintar o cabelo de, por exemplo, roxo.

Decapagem:

É a forma de retirar os pigmentos artificiais dos cabelos, serve para cabelos já tingidos anteriormente. É preciso fazer a decapagem quando se quer clarear o cabelo (pois tinta não clareia tinta) ou pintar de uma cor tipo verde ou rosa.

Loiro platinado.

Importante:

Ambas técnicas são extremamente agressivas ao fio, é necessário ter um cuidado especial antes, durante e após o procedimento.

Se seu cabelo está danificado, não faça, é melhor ter um cabelo escuro na cabeça do que um loiro no ralo do banheiro. Primeiro cuide muito bem dos seus cabelos para fazer a descoloração ou decapagem.

Proteja suas mãos com luvas da química.

O cabelo ruivo natural é o mais difícil de despigmentar, tenha um pouco de calma.

Cabelo ruivo.

Algumas químicas são incompatíveis com a descoloração ou decapagem, como alisamentos com tioglicolato, a base de chumbo e henê. Se não souber as contraindicações, faça um teste de mecha para verificar se o cabelo vai suportar ou consulte um especialista.

Se o cabelo estiver bem saudável, resistente e não atingir o clareamento desejado, é possível fazer dois procedimentos no mesmo dia, verificando se está aguentando (mas antes tire bem a mistura anterior, pois se não tirar vai continuar agredindo sem ter efeito).

Se o cabelo chegar no laranja, vai precisar de uma nova descoloração, dependendo da cor escolhida, mas não insista fazer no mesmo dia se aquele não suportar. Seu cabelo vai passar pelas etapas de descoloração conforme a imagem a seguir (do vermelho ao amarelo muito claro, dependendo da cor do cabelo):

Altura de tom e fundo de clareamento.

Se você tem o cabelo preto e quer deixar apenas no loiro escuro, o fundo de clareamento da cor desejada é o laranja, portanto você pode aplicar a cor em cima do laranja quando a descoloração fizer com que seu cabelo atinja esse tom.

Caso você for pintar de uma cor fantasia, como verde, quanto mais claro ou branco seu cabelo tiver mais forte será a cor da tinta fantasia.

Cabelo verde.

Acompanhe todo o momento da aplicação a forma que seu cabelo reage, é quase um processo cirúrgico (risos).

Pós descolorantes, água oxigenada e matizadores:

Uma boa marca de pó descolorante é o da Schwarzkopf, Blondme que clareia até 9 tons. O Lightner da Cless, com menta e aloe vera também é muito bom, abre até 7 tons e é pouco irritante comparado as outros descolorantes. Quanto mais alto for o poder de clareamento do pó descolorante, mais agressivo será, você pode pegar um que clareie menos caso não precise abrir tantos tons e também existem tipos sem amônia (menos agressivos, mas abrem pouco o cabelo).

Pó descolorante.

Quanto mais alto o volume da água oxigenada, maior vai ser o grau de clareamento do cabelo, só que a água oxigenada de 40 volumes é muito agressiva, se você não sabe se o cabelo aguenta prefira uma de 30 volumes.

É possível matizar o cabelo com um produto maravilhoso chamado Magic Color Platinum Blond, para aplicar misture numa máscara branca (que já hidrata os cabelos), deixe agir por uns 10 minutos e lave. Não é muito indicado matizar com a coloração permanente pois vai mais água oxigenada, agride mais o cabelo e com tonalizante pode ficar uma cor inesperada. Não exagere no matizador, pois pode agredir os fios. Quanto mais claro tiver o cabelo, mais fácil vai ser de matizar.  Se você quer deixar seu cabelo loiro claro, o fundo de clareamento no mínimo é um amarelo suave para matizar.

Desamarelador do cabelo.

Cuidados necessários para as duas técnicas:

Passe a mistura bem homogênea, para que nenhuma parte fique com menos produto e não manche.

Não insista em deixar a descoloração ou decapagem agir mais do que o tempo permitido (que é 45 minutos), pois seu cabelo não vai clarear mais mas vai continuar danificando.

Nutra bem os fios, passe máscaras reconstrutoras e revitalizantes, ampolas com vitaminas e filtro solar. Cuide do seu cabelo antes, durante e depois de realizada a descoloração ou decapagem. Após uns 20 dias, é recomendado fazer cauterização.

Hidratação capilar.

Passo a passo:

Desembarace bem o cabelo, para facilitar as divisões.

Antes de começar, é recomendável realizar um teste de mecha, pegando duas pequenas partes de cabelo de regiões diferentes da cabeça para verificar se haverá um aquecimento ou a quebra dos fios, caso ocorra não é indicado prosseguir.

Teste de mecha.

Faça a mistura para a descoloração na proporção de 1:2 (para cada 100g de pó descolorante é necessário de 200ml de água oxigenada) e para a decapagem 1:3.

Divida o cabelo em partes, comece aplicando pela nuca, depois vá para laterais e por fim no topo da cabeça, cronometre para marcar bem ao certo o tempo, cada parte que você aplica começa a contar. Deve-se também, no caso de descolorações de cabelos inteiros, começar pelo comprimento dos cabelos deixando 2 cm na raiz e depois aplicar ali (o calor dessa região faz com que o processo ocorra mais rápido). Você precisará ir lavando cada parte que der o tempo, por isso é bom começar pela nuca. No caso de retoque da raiz, aplique condicionador na parte já descolorida para evitar que o descolorante entre em contato e faça o mesmo processo. É importante separar pequenas mechas com o pente dentro das divisões, para que a aplicação fique uniforme.

Divisão de cabelo.

Atenção: o papel alumínio só é utilizado para fazer mechas e luzes, não use na descoloração e decapagem.

Não deixe mais do que 45 minutos em cada região.

Após feito o procedimento, lave bem o cabelo com shampoo anti resíduos umas 3 vezes para ter certeza que saiu totalmente a química e se desejar passe uma máscara reconstrutora branca misturada com o matizador citado acima.

Passe também um produto acidificante, para seu cabelos voltarem ao normal com o pH Balancer Acidificante da K.Pro.

Balanceador de ph.

8 Comentários

  1. juliana de paula disse:

    boa noite

    fiz decapagem ,uma vez porme meu cabelo era muito preto,agora esta meio que varias cores ,queria saber si e possível passar mais uma vez e fica mas claro por que raiz esta clara da cor natural

    • Site da Mulher disse:

      É possível fazer uma nova decapagem se o seu cabelo estiver tingido, porém você deve estar com o cabelo bem cuidado para fazer este processo, senão corre o risco de danificar demais. Antes trate o seu cabelo, após faça o procedimento e pinte da cor desejada.
      É recomendável que peça a um profissional do que arriscar fazer sozinha.

      Att;
      Site da Mulher.

  2. camila disse:

    oi Tudo bem?
    Meus cabelos estão pretos quero dar uma clareada nele e fazer luzes vou fazer a decapagem nele todo matizar com um loiro escuro e quero fazer as luzes um loiro mais claro? tudo no mesmo dia como devo prosseguir? posso passar o descolorante depois de fazer a decapagem e matizar todo o cabelo? ajuda por favor

    • Site da Mulher disse:

      Depende do estado do seu cabelo, não é indicado fazer as luzes no mesmo dia, mas se você realmente desejar e ele estiver muiiitoo bem cuidado e observando se ele não fica elástico tudo bem.
      Você pode fazer primeiro a decapagem para retirar o pigmento artificial, depois passar a tintura e por último fazer as luzes.

      Att;
      Danielle.

  3. Verônica disse:

    Olá eu fiz dois procedimentos em casa em minhas cunhadas mas não ficou muito legal em um eu fiz luzis e ficaram muito claras ela ficou loira puxando para um amarelado e agora estou pensando em fazer uma decapagem no restante da raiz que já esta grande e fazer luzis inversas mas tenho medo pois não sei que tom eu devo usar encima do loiro para não da cores indesejadas.a rais dela natural tem uma cor + ou – no 5.ou se posso colocar um loiro mas escuro encima do que esta será que pode dar cor indesejada.
    na outra ela usava a cor 4 e resolveu fazer luzes na raiz que estava com um tom mas claro em um 6 +ou- na raiz pegou mas nas pontas clareou pouco e manchou e agora eu não sei o que fazer, sera que devo puxar de novo e repetir o procedimento apenas nas pontas?

    • Site da Mulher disse:

      Boa noite Verônica,

      Sugiro que você conheça um pouco mais sobre colorimetria capilar, posso passar o link do post se você quiser?
      Mas digo que é natural ao fazer o clareamento fique amarelado, pois o fundo de clareamento do cabelo claro sempre puxa para esse tom amarelado, então você deve matizar as mechas com uma tinta que puxe para o tom cinza, indico a 10.1 da alfaparf, você deve misturar a água oxigenada junto na proporção indicada pela caixinha. Eu não sugiro que você faça uma decapagem logo em seguida, assim você vai deixar o cabelo muito fragilizado.
      Quanto a outra, se ficou manchado, provavelmente você não aplicou produto suficiente, você pode reestruturar bem o cabelo dela e fazer uma boa hidratação antes de repetir o procedimento.

      Att;
      Site da Mulher.

Faça um comentário

 

Translate »