Acne: o que é e como tratar cravos e espinhas

A acne (cravos e espinhas) é comum aparecer na adolescência por fatores hormonais, o que causa um aumento da produção sebácea (oleosidade da pele) facilitando a obstrução dos “poros” e à inflamar a pele. Porém é possível surgir na fase adulta, pelo uso de cosméticos de maneira inadequada, por estresse, má alimentação, poluição e outros fatores.

Acne no rosto.

Surgimento:

Acne.

A acne surge por 4 fatores: aumento da secreção e produção sebácea (oleosidade), hiperqueratinização e obstrução do folículo piloso (a pele fica mais espessa), proliferação de bactérias e reação inflamatória local.

Tratamento Cosmético:

Para controlar a acne deve-se  interferir nas 4 etapas do surgimento. Pode-se utilizar cosméticos para diminuir a acne, os produtos para serem utilizados seguem a seguinte ordem:

Gel de limpeza: é altamente recomendado usar sabonetes líquidos pois os mesmos possuem um pH equilibrado para a pele, sabonetes em barra são geralmente desaconselhados pois possuem um pH elevado o que facilita a proliferação das bactérias e à inflamação. Existem opções no mercado com aditivos anti-inflamatórios, calmantes, controladores da oleosidade e antibacterianos, um bom exemplo é o sabonete líquido da imagem a seguir:

Sabonete com ácido salicílico

Esfoliantes: são indicados usar 2 a 3 vezes por semana para desobstruir os “poros” e também para retirar o material queratinizado em excesso. Os esfoliantes podem ser tanto mecânicos (com grãos ou micropartículas), químicos (geralmente ácidos, como o ácido salicílico) e enzimáticos (com enzimas). Muitas vezes esfoliantes químicos já estão associados com o sabonete para ser usado diariamente, como é o caso da imagem anterior.

Tônicos adstringentes: são capazes de estreitar os tecidos orgânicos, diminuindo secreções e “poros” dilatados.

Máscara secativa.

 

Máscaras secativas: podem ser utilizados em torno de 1 a 2 vezes por semana, um bom exemplo são argilas, como a verde e a branca. A marca Adcos é uma das empresas que trabalha com uma máscara que possui argila branca ótima para o controle da acne e com ação seborreguladora, calmante, cicatrizante e anti-inflamatória.

Finalizadores: Podem ser secativos para acne (usados durante à noite), loção de controle de oleosidade, protetores solares (importante usar e reaplicar durante o dia para a pele não manchar) e hidratantes (livre de óleo). Os hidratantes sempre são o último passo.

 Tratamento Estético:

O tratamento estético da acne é feito em cabine por um profissional da estética e é um complemento do tratamento cosmético em casa, é altamente recomendado pela extração da acne ser feita de maneira adequada. A(o) esteticista além de utilizar os produtos, possui aparelhos como o vapor de ozônio que facilita o amolecimento da superfície da pele, facilitando a extração e o profissional também possui o aparelho alta frequência, que é bactericida e anti-inflamatório.

Limpeza de pele.

Além das valiosas dicas citadas anteriormente, você pode também aproveitar e ler o artigo sobre controle de oleosidade, basta clicar aqui.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »