Como clarear a pele com manchas no rosto

A hiperpigmentação, conhecida popularmente como manchas escuras são mais comuns aparecerem em pessoas com pele escura por terem uma maior quantidade de melanina do que pessoas de pele clara. As causas são pela exposição excessiva ao sol sem uso de protetor solar, alterações hormonais (na gravidez é comum aparecer e também no envelhecimento), lesões na superfície da pele, utilização de certos medicamentos como os anticoncepcionais.

Manchas.

Solução: 

O primeiro passo para ajudar a clarear a pele com manchas é começar a utilizar o protetor solar regularmente, em torno de 3 em 3 horas, verificando se o produto apresenta proteção dos raios UVA também.

O tratamento cosmético interfere na produção da melanina, o que ajuda a clarear a pele, normalmente é recomendado usar esses produtos durante à noite. Alguns princípios ativos encontrados em produtos despigmentantes são:

  • Hidroquinona: atualmente é ainda recomendada pelos dermatologistas brasileiros, porém em certos países seu uso é proibido por poder levar a morte do melanócito (célula que produz o pigmento da pele), o que causa manchas brancas irreversíveis.
  • Arbutim: é um composto derivado da Hidroquinona e tem menos probabilidade de causar manchas brancas irreversíveis.
  • Vitamina C: pode ser encontrada naturalmente em certas frutas como a laranja e limão, porém altas concentrações não são recomendadas para peles escuras.
  • Ácidos: bons exemplos são o retinoico, mandélico, kójico, fítico, glicólico e azelaico; um dos mais indicados que é possível utilizar em todos os tipos de pele é o ácido mandélico.
  • Alpha-Arbutin: é uma substância sintética, que atua de forma mais rápida e eficiente do que outros componentes utilizados sozinhos.
  • Antipollon HT (silicato de alumínio): indicados para cloasmas (as manchas grandes que aparecem durante a gravidez).
  • Melawhite: é usado também para prevenir as manchas, além de ser usado para clarear a pele.
  • Mefalde: possui bons resultados por deixar a pele com aparência uniforme.
  • Idebenona: sua parte ativa é bastante similar à hidroquinona, porém mais segura e eficaz.
  • Ascorbosilane C: além de ser despigmentante, combate o envelhecimento precoce da pele.
  • Whitessense: é um despigmentante 100% natural, retirado da Semente da Jaca.
  • Achromaxyl: reduz consideravelmente manchas senis e auxilia na restauração da pigmentação homogênea.

Produtos esfoliantes também ajudam na renovação celular e por consequência na mancha, porem só podem ser usados 2 a 3 vezes por semana.

tratamento estético é acompanhado de alguns aparelhos como o peeling ultrassônico (podendo ser feito em todos os tipos de pele), o peeling de diamantes e o de cristal (o mais forte de todos, devendo ter cuidado em pessoas de pele escura). Os tratamentos a laser já não são tão realizados pelo calor gerado da tecnologia poder gerar uma resposta inflamatória e por consequência piorar a mancha.

Peeling ultrassônico.

Recomendações:

Além de usar protetor solar regularmente; é importante respeitar o tempo do tratamento, pois os resultados são graduais e evitar aplicar na região dos olhos, em regiões lesionadas, irritadas ou inflamadas.

Consultar um dermatologista ou um profissional da estética é essencial para que tenha bons resultados, pois o uso indiscriminado de certos produtos sem conhecimento podem até agravar a situação.

3 Comentários

  1. Oi Cláudia!

    Ótimas dicas! Longas horas na praia, apesar de sempre usar protetor solar, deixaram minha pele do rosto cheia de sardinhas, comecei o processo de esfoliar e usar um creme anti idade e está melhorando bastante.
    Obrigada pela visita lá no Badulaque Mix, seja sempre bem-vinda tá.

    Bjo grande!

    http://badulaquemix.com.br/

Faça um comentário

 

Translate »