Frutas: por que devemos comer?

Todo mundo sabe que se deve comer frutas, mas são poucas pessoas que conhecem os verdadeiros benefícios que elas trazem, por isso hoje vamos esclarecer a importância de consumir esses alimentos. Frutas.

Além de possuírem nutrientes essenciais para o organismo, as frutas previnem doenças, melhoram o funcionamento do intestino (por serem fontes de fibras) e muitas delas também contém antioxidantes naturais capazes de retardar o envelhecimento cutâneo. São uma boa alternativa às comidas industrializadas, que possuem muitos conservantes e outros componentes prejudiciais à saúde, então uma pessoa que ao invés de comer frituras, bolos e bolachas recheadas de tarde, opta por consumir frutas, estará fazendo bem para si mesma. Há quem não goste muito do sabor das frutas, mas felizmente existem formas para camuflar e deixar tudo mais gostoso, que estão descritas abaixo.

As frutas são ricas em vitaminas e minerais, os quais são nutrientes necessários para a manutenção do organismo e na falta do mesmos, o corpo pode sofrer prejuízos sérios, por exemplo no caso de carência da vitamina A pode causar cegueiras e também o aumento da probabilidade de contrair doenças infecciosas.

Benefícios das principais frutas

Abacate: é uma das frutas que auxilia o sistema circulatório e o estado do colesterol no sangue, melhora o aspecto da pele, previne doenças congênitas e retarda o envelhecimento por ser rico em glutationa, um poderoso antioxidante. O abacate pode conter um alto teor de gordura, mas é uma gordura benéfica (contém ômega 9, um tipo de ácido graxo monoinsaturado) e é uma boa fonte energética.

Abacaxi: melhora a circulação sanguínea (por dissolver coágulos), reduz inflamações, previne osteoporose e fraturas ósseas, e ajuda na cicatrização dos tecidos. É usado para aliviar dores de cabeça, como diurético e também para aliviar tosses, por conter a enzima bromelina que faz um tipo de limpeza no organismo. Contém vitamina C, um aliado para sintetizar o colágeno na pele e também para prevenir infecções. Combate a artrite e o ácido úrico (doença responsável por causar inflamação nas articulações).

Acerola: É rica em vitamina C (indispensável para a firmeza da pele), possui antioxidantes que retardam o envelhecimento, auxilia na cicatrização e segundo estudos recentes ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue. A vitamina C presente nesse alimento é importante para prevenir o câncer, Linus Pauling declarou estudos que comprovam a eficácia no combate da doença. A acerola é uma das frutas que mais tem vitamina C, superando a laranja, quase 100 vezes a mais.

Açaí: possui antioxidantes que são rejuvenescedores, tem um alto teor de proteínas (importante para os músculos), como todas as outras frutas ajuda no intestino, reduz o colesterol ruim do sangue e combate o Alzheimer (doença do esquecimento). Possui cálcio e ferro em quantidades significativas.

Açaí.

Ameixa: contém antioxidantes, é fonte de vitamina C, possui vitamina A (essencial para a visão) e combate o câncer.

Amora: possui as propriedades laxativa, diurética, antidiabética (na variedade nigra), anti-inflamatória, reduz a pressão arterial e é indicada para dor de dente, erupções cutâneas, eczemas (doença de pele que provoca coceiras), dermatoses (caracterizada por manifestações alérgicas), febres e também diabetes.

Banana: é uma das frutas indicada para cãibras (por conter potássio), vários tipos de alergias, tensão pré-menstrual (TPM), diarreia infantil, fadiga e na alteração dos batimentos cardíacos. É um alimento rico em minerais, possuindo o ferro e magnésio (importante para os ossos). A banana do tipo maçã combate o colesterol ruim no organismo. Estudos indicam que a banana previne o câncer de estômago, ajuda na eliminação de toxinas, neutraliza os casos de acidez de estômago e ajuda o fortalecimento celular no caso de infecção do fígado.

Cacau: melhora o humor, a disposição mental, ajuda a controlar a ansiedade, indicado para a depressão e nefrite (inflamação nos rins). Ele também possui antioxidantes, diminui a pressão arterial, reduz o colesterol ruim no sangue, melhora o sistema imune e é benéfico para o coração. O cacau está presente nos apenas nos chocolates pretos (isso mesmo, o chocolate branco não possui cacau e sim outros aditivos) e também deve-se dar a preferência para os amargos que possuem uma maior concentração de cacau e principalmente não exagerar na quantidade.

Chocolate.

Café: apesar de não parecer o café é também uma fruta, possuindo uma alta concentração de antioxidantes, tem efeito protetor contra diabetes, combate a depressão, melhora a memória e atenção. Também a indícios que previna o Alzheimer, mas ainda não é nada comprovado e também não se deve exagerar nas quantidades.

Caju: favorece o sistema imunológico, possui vitamina C (que também é um antioxidante), vitamina A (importante para a visão) e vitamina B (necessária para o metabolismo celular), também contém licopeno e betacaroteno, prevenindo o câncer de pulmão e próstata. Sua polpa é altamente recomendada para reumatismo, diabetes e doenças cardíacas. Também auxilia na prevenção de resfriados e na cicatrização.

Caqui: possui os antioxidantes e vitaminas C e E, contém também o betacaroteno, que além de ser um antioxidante, auxilia no desenvolvimento dos ossos, é importante para a visão, cabelos e unhas.

Carambola: é indicada para a menopausa, hipertensão (pressão alta), anemia, cansaço mental (pois possui fósforo) e osteoporose. Além da vitamina C, contém a A e do complexo B e também minerais (cálcio e ferro). Mas atenção, estudos recentes mostram que essa fruta só deve ser comida madura e não verde por poder causar intoxicação, mesmo que rara e também não é indicada para quem possui insuficiência renal.

Carambola.

Cereja: possui as vitaminas C e A, também contendo os minerais cálcio, fósforo e ferro. Essa fruta melhora a imunidade; é fonte de antioxidantes; auxilia a digestão, o coração e o sistema nervoso.

Coco: contém vitaminas C, do complexo B, A e E. A água de coco é uma boa opção para hidratar o corpo no verão e também nas outras estações.

Damasco: é uma fruta semelhante ao pêssego, é benéfico para a pele e o cabelo, sendo encontrado em inúmeros cosméticos por sua ação hidratante e antioxidante. Combate a anemia por conter ferro e vitamina C, tem baixa caloria, também é fonte de outras vitaminas (A e E).

Fruta-do-conde: também conhecida como pinha, é rica nas vitaminas do complexo B, C e os minerais ferro, fósforo e cálcio. É indicada para colite crônica (inflamação no cólon, parte do sistema digestivo), espasmos musculares e anemia.

Fruta-do-conde.

Goiaba: tem mais vitamina C que a laranja, possui propriedade antitumoral por conter licopeno, previne o câncer e mantém a pressão arterial por conter potássio. Além disso, a goiaba possui vitamina K, niacina, vitamina E, ácido fólico, vitamina B6, cobre, vitamina A, manganês e magnésio. Essa fruta ajuda a eliminar toxinas, favorece a pele por conter antioxidantes, é benéfica para os olhos e para a digestão.

Guaraná: é rico em catequina (um antioxidante), é energético, é indicado para pressão alta e previne o câncer.

Jabuticaba: possui antocianinas (antioxidante), vitamina C, ferro, potássio, fósforo e niacina (uma vitamina do complexo B). É indicada para prevenir problemas cardíacos, estabilizar o açúcar no sangue e como todas as outras frutas para prisão de ventre.

Jaca: possui antioxidantes e vitaminas (C, A e do complexo B), e é uma boa fonte energética. Além dos nutrientes citados, a jaca possui manganês, ferro, potássio e magnésio.

Jaca.

Laranja: além de ser uma das frutas famosas por possuir a vitamina C, contém potássio, magnésio, ferro, antioxidante (flavonoides), fósforo, pectina (aumenta a saciedade e previne o câncer de estômago) e betacaroteno. A laranja também ajuda a prevenir resfriados, reforça a defesa do organismo e estimula o sistema circulatório.

Lichia: possui vitamina C, potássio, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo e cálcio. É indicada para tosses, é diurética e melhora a circulação sanguínea.

Lichia.

Limão: contém vitamina C, magnésio, potássio, cobre, vitaminas do complexo B e vitamina A. O limão é bom para a circulação sanguínea, previne alguns tipos de câncer, é antibacteriano, antiviral e reduz os níveis de colesterol ruim.

Maçã: possui vitamina A, potássio, vitamina C, cálcio, vitaminas do complexo B, fósforo, magnésio, sódio, ferro, pectina e enxofre (responsável pela entrada de oxigênio no cérebro e importante para sintetizar colágeno e queratina, a qual está presente nos cabelos e unhas). É uma fruta com baixa caloria, que também previne certos tipos de câncer e melhora a circulação do sangue.

Mamão: é uma das frutas que hidrata o corpo por ter uma grande porcentagem de água em sua composição, possui também vitamina A, cálcio, vitamina C, potássio, fósforo, ferro e vitaminas do complexo B. Contém também a enzima papaína, que auxilia o processo de digestão e absorção de nutrientes. Combate a doença de vesícula, melhora o estado da pele, auxilia a circulação do sangue e tem o antioxidante betacaroteno.

Manga: é uma das frutas que previne o câncer, é importante para a visão por ter vitamina A, é rica em cobre (atua na produção da hemoglobina, proteína transportadora de oxigênio), contém ácido glutâmico (melhora memória e concentração), melhora a digestão e é fonte de vitamina C.

Manga.

Maracujá: é conhecida como uma das frutas calmantes por possuir substâncias tranquilizantes, analgésicas e relaxantes musculares. O maracujá possui vitaminas do complexo B, A, C, sais minerais e antioxidantes.

Melancia: é uma fruta bem hidratante, possuindo bastante água em sua composição, contém também vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio, magnésio e também antioxidantes.

Melão: contém vários nutrientes como a vitamina C, cálcio, fósforo, potássio, vitaminas do complexo B, bioflavonoides (anti-inflamatório e antioxidante) e zeaxantina (aumenta saúde dos olhos).

Mirtilo: conhecido pelo seu nome em inglês de blueberry, o mirtilo traz benefícios para a memória, rejuvenescimento da pele, visão, é anti-inflamatório e reduz a taxa de açúcar no sangue.

Mirtilo.

Morango: é uma das frutas que hidrata o corpo por possuir bastante água; contém vários minerais como o cálcio, silício (rejuvenescedor), potássio, ferro, fósforo, magnésio, enxofre e cloro; possui também as vitaminas C, A e do complexo B. O morango é utilizado contra a gota e processos reumáticos, também tem efeitos levemente laxativos, hipotensor (baixando a pressão arterial), contra anemias, diurético, alcalinizante (bom para quem tem úlceras e gastrite) e ajuda na eliminação de cálculos renais.

Pera: possui propriedades laxativas, protege as mucosas e a pele e auxilia na defesa do organismo contra bactérias e vírus.

Pêssego: combate à fraqueza física e também à anemia, possui propriedades diuréticas e laxativas.

Pitanga: é hidratante, possui vitamina A, cálcio, vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B e fósforo.

Quiuí: conhecido pelo nome inglês de kiwi; possui vitamina C, potássio, vitamina E, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, antioxidantes, aminoácidos glutamato e arginina (importantes para construir proteínas do corpo). Tem propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias, fortalece o sistema imunológico e melhora a circulação sanguínea.

Tangerina: possui vitamina C, pectina, vitamina A, bioflavonoides e vitaminas do complexo B.

Uva: estimula funções hepáticas (fígado), diminui acidez sanguínea (boa para quem está intoxicado pelo excesso de consumo de carne), é depurativa (limpa o organismo), diurética, aguçadora do apetite e boa para funções intestinais (inclusive flatulências). Contém vitamina C, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B, enxofre, ferro, fósforo e cálcio.

Dicas para quem não gosta do sabor das frutas

Colocar mel e canela nas frutas (menos açúcar), esquentar no microondas em dias frios, e se você não gosta de jeito nenhum do sabor pode fazer um suco, assim você tomará em um instante sem ficar sentindo o gosto.

Fontes: Hospital Albert Einstein, site da USP, Livro dos Alimentos (Gonsalves, P. E) e Em Nome do Corpo (Pontormo, I.).

 

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »