Reconstrução capilar x cauterização x hidratação

Hoje vamos explicar a diferença da reconstrução capilar com a cauterização e hidratação, o que gera muita confusão.

Nos dias atuais é muito comum ter vários produtos no mercado que prometem deixar os cabelos lindos e sedosos, por isso entender cada um deles é essencial, principalmente se o seu cabelo é tingido.

Reconstrução capilar.

Antes de tudo, é importante saber que os cabelos são compostos pela maior parte do fio da proteína queratina, depois de lipídeos (substâncias oleosas), água, vitaminas, minerais e pigmento.

Hidratação

Produtos hidratantes para o cabelo são aqueles que possuem substâncias oleosas capazes de conferir maciez e brilho aos fios. Condicionadores, cremes para pentear e reparadores de pontas são exemplos de cosméticos que têm a função de hidratar os fios.

Creme para pentear.

Reconstrução Capilar

Os produtos de reconstrução capilar possuem ativos que tem como objetivo atravessar a cutícula capilar e atingir o cortéx, para reparar a massa capilar.

Como já visto, minerais e vitaminas também fazem parte da estrutura capilar, portanto é indispensável que o cabelo seja nutrido. Bons exemplos desses produtos são as máscaras reconstrutoras e reparadores de pontas.

O famoso óleo de argan também é um reconstrutor, além de ter propriedades hidratantes, possui nutrientes, fortalece os cabelos, controla o volume e o frizz, protege os fios e promove brilho.

O D-pantenol é um constituinte natural dos cabelos, tem uma molécula pequena capaz de penetrar na haste e raiz dos fios, produzindo um efeito condicionador, torna os cabelos mais espessos e proporciona a retomada mais rápida do crescimento dos cabelos. A linha Pantente possui o D-pantenol.

Linha pantene.

Os aminoácidos são constituintes da proteína queratina dos fios, quando eles são encontrados em máscaras, melhoram a penteabilidade, o brilho e textura, promovem hidratação e previnem formação de pontas duplas.

Os aminoácidos que estão presentes no cabelo são a cistina (principal), ácido glutâmico, serina, prolina, treonina, arginina, leucina, glicina, valina, ácido aspártico, alanina, isoleucina, lisina, tirosina, fenilanina, histidina e metionina.

As ceramidas também são importantes, pois elas repõem o cimento entre as células corticais e escamas da cutícula.

Cauterização

A cauterização é um processo que tem como objetivo selar a cutícula dos fios, já havíamos feito um post para explicar o passo a passo, casso queira ver clique aqui.

Os processos químicos como coloração e alisantes acabam agredindo o cabelo, por serem produtos bastante alcalinos acabam abrindo a cutícula dos fios.

Para quem tem luzes, progressivas, definitivas, mechas ou outra coloração, é importante fazer cauterização nos cabelos.

Cauterização chapinha.

Então o que fazer primeiro?

O ideal é primeiro fazer uma reconstrução e hidratação capilar, pois a cauterização fecha a cutícula dos fios, impedindo que os ativos cosméticos da reconstrução penetrem devidamente nos fios, então um cabelo bem hidratado e reconstruído primeiro, irá apresentar melhores resultados.

Como normalmente produtos de reconstrução capilar já possuem propriedades hidratantes, é sugerível ter uma máscara de tratamento, preparar bem o cabelo e depois fazer a cauterização.

 

 

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »