Saiba o que comer e o que evitar durante a gravidez

Conheça os alimentos que devem ser evitados durante a gestação e saiba como substituí-los de maneira saudável.

Alimentação na gravidez.

A alimentação da futura mamãe sempre gera muitas dúvidas. Existe uma grande preocupação com o que se pode ou não comer durante o período da gravidez e de que forma a alimentação pode afetar a saúde do bebê.

Os especialistas alertam que não há uma fórmula mágica de alimentação para gestantes, mas é consenso que alguns alimentos devem ser evitados, como é o caso de peixes e ovos malcozidos, queijos moles e maionese caseira, por exemplo.

Por outro lado, alimentos importantes para o desenvolvimento do bebê devem ser incluídos, tais como vegetais verdes, cereais integrais e cálcio. Abaixo você confere os alimentos que deve evitar durante a gestação e como substituí-los de forma saudável, as dicas são da enfermeira obstetrícia Monica Mozzaquatro.

Alimentos e gravidez

Peixes e Frutos do mar:

Evite o consumo de peixes e frutos do mar crus ou malcozidos, defumados ou avinagrados. Também não é recomendado consumir mais de 1 lata de atum por semana.

Prefira: Quando for consumir peixes e frutos do mar prefira sempre os cozidos até que fiquem opacos no centro. Outra opção bastante saudável é cozinhá-los no vapor. Os peixes mais recomendados são os que possuem baixos níveis de mercúrio, como salmão, sardinha, tainha, camarão ou truta.

Carnes e Aves:

Não se deve consumir carne vermelha ou branca crua ou malpassada. Salsichas ou linguiças sem ferver também devem ser evitadas, bem como bife ou patê de fígado.

Prefira: Opte pelo consumo de carnes devidamente cozidas em altas temperaturas.

Ovos:

Não consuma ovo cru ou malcozido com a gema ou clara moles. As sobremesas ou molhos elaboradas com ovos crus, como musses, maionese caseira, molhos, gemada também devem ser evitadas. Atente-se para as massas de bolo preparadas com ovos , só consuma se o bolo estiver muito bem assado.

Prefira: A alternativa são os ovos cozidos com gema e clara firmes. Também há a opção dos ovos pasteurizados que são vendido em supermercados.

Queijos:

Nunca consuma um queijo do qual você não conheça a origem. Queijos moles e não pasteurizados, como queijo de minas, de cabra, brie, feta, camembert, gorgonzola devem ser evitados durante a gravidez.

Prefira: Opte sempre pelos queijos industrializados e com procedência garantida, de preferência certificados com selo de controle do Ministério da Saúde.

Bebidas:

O consumo de bebidas alcoólicas, leite não pasteurizados sem ferver, mais de 200ml de café por dia, chá de boldo ou de carqueja não são indicados na gravidez.

Redação: Thalita Vitoreli.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »