Como escolher o local ideal para o seu casamento

Ao escolher o local do casamento é importante observar o estilo da festa e dos noivos, o horário da cerimônia, o número de convidados e a relação custo-benefício.
Local casamento.

A escolha de um bom local para a realização da festa e da cerimônia de casamento é fundamental para torná-lo um momento único. Nada como participar de um momento em que até o local escolhido tenha a cara dos noivos!

Existem, atualmente, uma série de opções para realização de um casamento: casa, praia, fazenda, campo, restaurante, hotel! Essa é a razão da indecisão de muitos casais na hora da escolha

Com tantas opções, a escolha do local deve ser pautada por alguns aspectos importantes, como horário e tipo da cerimônia, o número de convidados e a relação custo-benefício.

Confira algumas dicas para facilitar sua escolha:

Estilo do casamento

A decisão sobre o estilo do casamento é a primeira escolha que deve ser feita pelos noivos, uma vez que ela influenciará o diretamente o local e horário da cerimônia. Os estilos de casamentos variam: vintage, rústico, campestre, conto de fadas, praieiro, coquetel, balada. Qual é o que combina mais com vocês?

Horário do casamento

O casamento será de dia, tarde ou à noite? Casamentos durante o dia pedem um lugar mais aberto, ao ar livre, com um local que permita uma melhor circulação dos convidados, valorizando também a luz natural do sol.

Já para os casamentos durante a noite os locais mais indicados são os fechados e mais formais, tais como: salão de festas, hotel, restaurantes.

Número de convidados

Na hora de escolher o local do casamento é importante já se ter em mãos a lista de convidados ou, ao menos, a quantidade de pessoas que serão convidadas. É importante definir previamente se a festa será para amigos e familiares, ou se terá um número maior de convidados. O ideal é que não fique nem sobrando, nem faltando espaço. Deve-se também levar em consideração os espaços destinados para bar, pista de dança, palco, mesa de doces e café, pontos de buffet e lounge.

No caso de houver cerimônia no local, observe se há espaço suficiente para o corredor de entrada, altar, padrinhos, fotógrafos e músicos.

Relação custo-benefício

Na hora de escolher o local para o casamento, dê prioridades para empresas que facilitem a sua festa, tenham uma boa relação de custo-benefício e que esteja de acordo com a lei. Abaixo uma lista do que observar na hora de fechar o contrato:

  • Acesso ao local;

  • Espaço interno, externo e para carga e descarga;

  • Encarregados do trabalho (recepcionistas, seguranças, manobristas, limpeza);

  • Mobiliário – mesas, cadeiras, aparadores, sofás;

  • Estado da cozinha, banheiros, fraldário;

  • Segurança;

  • Climatização.

  • Exigências legais: Alvará de funcionamento; laudo do Corpo de Bombeiros; Itens de emergência (saídas, extintores e geradores elétricos); acesso para deficientes;

Importante: não se precipite ao contratar o local do casamento. É aconselhável buscar referências de quem já contratou o local, realizar uma visita quando o espaço estiver decorado e conhecer algumas opções de local antes de se decidir por um.

Quando a decisão estiver tomada não abra mão da assinatura do contrato, que é a sua garantia para aquilo que foi negociado. 

Redação: Thalita Vitoreli

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »