Como fortalecer as unhas quebradiças e fracas

O enfraquecimento das unhas pode estar associado a diversos fatores, desde o uso excessivo de produtos de limpeza à má absorção de nutrientes. Conheça as causas e saiba como fortalecer as unhas fracas e quebradiças.

Como fortalecer as unhas.

Unhas finas, fracas e quebradiças, descamadas, com manchas brancas e irregularidades: que mulher nunca enfrentou problemas como estes? O enfraquecimento das unhas é uma reclamação comum entre as mulheres e pode ocorrer por diversos motivos.

Uso constante de produtos químicos e de limpeza, baixa absorção de nutrientes, alimentação inadequada e anemias são alguns dos motivos das unhas fracas e quebradiças. Para tratar o problema existem algumas alternativas, como receitas caseiras, bases fortalecedoras e uso de hidratantes. Conheça um pouco mais sobre as causas do enfraquecimento das unhas e saiba como deixá-las mais fortes e resistentes.

Causas do enfraquecimento

O enfraquecimento das unhas pode ser causado por uma série de fatores. O uso excessivo de produtos químicos e de limpeza e a aplicação de acetona e removedores de esmaltes ressecam as unhas, causando manchas brancas e enfraquecimento. A recomendação dos dermatologistas é retirar o esmalte sempre dois dias antes de fazer as unhas novamente.

A alimentação também influencia na saúde das unhas. O baixo consumo de nutrientes, vitaminas e sais minerais reflete na saúde de todo nosso corpo, inclusive nas unhas.

Fungos ou bactérias podem se instalar nas unhas causando o enfraquecimento. Além disso, problemas de saúde mais sérios como deficiência de vitaminas, anemias, hipertirioidismo, má absorção de nutriente, tireoidopatias e psoríase podem enfraquecer seriamente as unhas. Por esse motivo, o acompanhamento de um médico dermatologista é essencial.

Como fortalecer as unhas

  • Opte por esmaltes e bases que não sejam formulados com ingredientes corrosivos tais como tolueno e o formaldeído;

  • Use bases fortalecedoras que contenham na formulação carbonato de cálcio, formaldeído e derivados de quinino;

  • Na hora da faxina: use luvas!

  • Cuidado com a sua alimentação. Inclua alimentos ricos em vitaminas A e B e de sais minerais como zinco, ferro e cálcio. Algumas sugestões de alimentos que fortalecem as unhas: gema do ovo, alimentos integrais, peixes, vegetais verde-escuros, leite, sementes oleaginosas, fígado, milho, açaí, soja, vegetais folhosos, frutas cítricas, frutas e legumes alaranjados e amarelados e carnes vermelhas.

  • As cutículas protegem as unhas contra a entrada de fungos e bactérias. Por isso, evite removê-las na hora de fazer as unhas.

  • Hidrate constantemente as unhas e mãos.

Receitas caseiras para o fortalecimento das unhas

Além dos cuidados citados de como fortalecer as unhas, existem algumas combinações caseiras que podem ajudar no processo. Conheça duas receitas de grande eficácia:

1. Misture cinco gotas de limão em uma pequena quantidade de azeite de oliva e aplique durante uma semana em toda a unha e cutícula.

2. Misture meio alho picado e um cravo da índia em uma base incolor e agite. Use a mistura sempre antes de aplicar o esmalte como uma base comum. O cravo da índia não permitirá que o cheiro do alho prevaleça.

Aliados no tratamento das unhas

Além das receitas caseiras, estão disponíveis no mercado alguns aliados na beleza e saúde das unhas. Bases fortalecedoras, cápsulas de colágeno, cápsulas de ferro, ceras nutritivas, soluções fortalecedoras, hidratante à base de ureia, óleo de orquídea ou silicone ajudam no tratamento complementar de unhas fracas e quebradiças.

Relembrando: é importante sempre buscar ajuda médica de um dermatologista para um tratamento específico para cada caso. 

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »