Hábitos prejudiciais podem deixar o cabelo sem vida

Banho quente, excesso de chapinha e alimentação inadequada podem afetar negativamente a saúde do seu cabelo.

Cabelo.

  •  É comum pensar que o brilho e maciez dos cabelos dependem exclusivamente da escolha dos produtos utilizados, tais como xampus e condicionadores. Porém, segundo a dermatologista Silva Santilli, fatores internos e externos podem prejudicar os cabelos. Maus hábitos de alimentação, banho, exposição ao sol e uso do secador influenciam negativamente a saúde dos fios.
  • Conheça os hábitos nocivos à saúde dos seus cabelos e pare, hoje mesmo, de praticá-los. Veja como mudanças simples podem ajudar você a ter um cabelo mais bonito e saudável.

Alimentação

Para manter os cabelos saudáveis, o cuidado com a saúde é essencial.

Você sabia que uma alimentação inadequada é prejudicial também à saúde dos cabelos? Por isso, para manter os fios saudáveis a sugestão é uma alimentação rica em ferro, cálcio, zinco, magnésio e potássio.

Atenção: alterações da tireoide, anemias, estresse, podem levar ao enfraquecimento e queda. Silvia Santilli orienta evitar frituras, doces, comidas industrializadas e gordura.

Para ter um cabelo bonito inclua verduras e legumes frescos, carnes, feijão, ovos, cereais integrais, espinafre, frutas, leite, peixes. Lembre-se de ingerir pelo menos oito copos de água!

Secador e chapinha

O ar quente do secador pode ressecar os cabelos e deixá-los fracos e finos. Já o atrito da chapinha pode quebrar os fios. A sugestão médica é substituir o secador de ar quente por o de vento frio. Também é aconselhável reduzir o uso da chapinha a no máximo uma vez por semana.

Excesso de Sol

A exposição aos raios UV causa a perda de proteínas dos fios do cabelo, como a queratina, camada protetora das cutículas. Quando as proteínas são perdidas, o cabelo fica frágil, ressecado e suscetível à quebra. Além disso, há uma redução considerável da elasticidade e da força dos cabelos. A dermatologista Silvia orienta a utilização de chapéu ou boné e também evitar a exposição ao sol, principalmente entre as 10 e 16 horas.

Água quente

Água quente é muito prejudicial ao cabelo. Ela danifica os fios, deixa-os sem brilho, opacos e fracos. O banho quente em excesso deixa os fios finos e quebradiços. Além disso, a água quente pode causar o ressecamento e irritação do couro cabeludo.

O contato dos cabelos tingidos com a água quente também deve ser evitado, pois facilita o desbotamento da cor. A sugestão da dermatologista é optar por banho em água morna.

Combinação de produtos e tratamentos

Quando se trata de manter os cabelos bonitos as mulheres buscam inúmeras alternativas, não é mesmo? Porém, combinar processos e tratamento sem saber se os produtos são compatíveis entre si pode danificar seriamente a saúde dos fios e enfraquecer seu cabelo.

A dermatologista orienta a não realizar tratamentos químicos como coloração, alisamentos e luzes simultaneamente. Outro recomendação importante é sempre optar por produtos destinados ao seu tipo de cabelo.

Prender o cabelo molhado

O hábito de prender o cabelo ainda molhado é comum entre as mulheres, porém muito prejudicial. Segundo a dermatologista, o hábito pode ocasionar a dermatite seborreica, que provoca a quebra dos fios e deixa os cabelos fracos e finos. Além disso, o calor e a umidade podem gerar caspa. A alternativa é deixá-los secar naturalmente ou optar por um secador com vento frio.  

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »