Maquiagem vencida: conheça os riscos antes de usar

Devido à grande proliferação de bactérias e fungos, o uso de maquiagem vencida pode causar sérios problemas de alergias, contaminação e infecção.

Nós mulheres somos sempre muito atentas na hora de escolher o tipo de maquiagem ideal para a pele. Preocupamos-nos se a base é líquida ou oilfree. Se o rímel alonga ou dá volume aos cílios. E com qual cor de batom mais nos favorece.

Maquiagem vencida.

Infelizmente não há a mesma preocupação quando o assunto é a validade dos produtos. Acumulamos tanta variedade e opções que nos esquecemos de nos atentar para o prazo de validade de cada item.

Você já parou para fazer uma limpeza em sua caixa de maquiagem? Se a resposta for não, faça! Se fizer essa experiência, certamente encontrará produtos vencidos há um bom tempo.

O uso da maquiagem vencida pode trazer sérios riscos à saúde da pele, dos olhos e também dos lábios.

Pouca gente sabe, mas o uso de maquiagem vencida pode ser um meio para a proliferação de bactérias e fungos, podendo ocasionar alergias, contaminação e infecções diversas.

Confira abaixo os riscos da utilização de produtos vencidos e saiba o tempo de validade dos principais itens de maquiagem.

Riscos para a pele

A maquiagem vencida pode causar problemas sérios à pele, tais como bolhas, coceiras e alergias. Problemas mais graves como dermatites também podem ocorrer.

Riscos para os olhos

No caso da área dos olhos o perigo é ainda maior. Lápis, sombra e rímel podem causar alergias, coceiras, conjuntivites e, até mesmo, contaminações mais sérias na mucosa ocular. Também pode haver ressecamento da pálpebra.

Riscos para os lábios

Infecções por fungos e bactérias podem ser causadas devido à utilização de produtos vencidos. O uso indevido pode ocasionar problemas como herpes e candidíase. Uma dica é aplicar o batom com o uso dos dedos.

Prazo de validade de cada item

Confira abaixo uma lista com os prazos médios de validade dos principais itens do nécessaire:

Blush: 2 anos

Pó: 2 anos

Corretivo: 1 ano e meio

Base: 1 ano

Sombra: 1 ano e meio

Rímel: 6 meses

Batom e Gloss: 1 ano e meio

Cuidado com os pincéis

Outro grande proliferador de fungos e bactérias são os pincéis utilizados para a maquiagem. Os pincéis devem ser lavados toda semana ou a cada quinze dias com água morna e sabão neutro e secados ao ar livre.

Quando o assunto é maquiagem a orientação de dermatologistas e oftalmologistas é atentar-se para o prazo de validade dos produtos. Em alguns casos o prazo só vem especificado na caixa, por isso é importante guardá-la ou anotar a validade em uma etiqueta que deve ser fixada no item.

Se houver alteração de cor e textura ou se aparecerem pontos brancos, verdes ou cinzas na maquiagem, o ideal é jogá-las fora. Cuidado com as promoções relâmpago! Elas podem esconder produtos cuja validade está próxima.

Na hora de armazenar os itens, guarde-os em local seco, com temperatura ambiente e longe da luz.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »