Gestação: cuidados com corpo, rosto e cabelos

A gestação é uma linda fase da vida que muitas mulheres já passaram e tantas outras ainda passarão. Ela vem e, com sua chegada, muda completamente a forma de viver de quem a recebe. Na espera de um bebê, nasce também uma mãe. Uma nova mulher que consequentemente desenvolverá instintos, funções que nunca imaginou que exerceria e um amor incondicional.

Gestação.

Viver uma gravidez envolve viver muitas coisas boas, outras nem tanto. Ter seu corpo invadido por uma chuva de hormônios e carregar uma criança em seu ventre, pode gerar alguns desconfortos.

Mas, calma! Esse post é exatamente para lhe ajudar com isso! Veja abaixo 5 dicas para amenizar os principais problemas da gestação:

Rostinho bonito: evitando acne e cloasma

Já reparou que muitas grávidas aparentam um brilho diferente? Um ar mais jovial? Pode até parecer coincidência, mas não é! Isso ocorre graças ao aumento do fluxo sanguíneo, as mudanças hormonais e as glândulas sebáceas que atuam em grande produção.

Em contrapartida, em decorrência dessas mudanças hormonais, a gestante pode vir a ter acne e também ocorrer o surgimento de manchas no rosto (cloasma).

Como tratar? Para a acne é indicado o uso de uma máscara natural de argila, que mantém a pele limpa e ajuda na diminuição da oleosidade e consequentemente na acne. Para cloasma, o uso de protetor solar com índice de proteção elevada ajuda a minimizar a chance de ter cloasma, principalmente para pessoas de pele morena.

O uso de qualquer cosmético deve ter consentimento do seu obstetra, pois alguns princípios ativos não são indicados durante a gestação.

Seios fortes e menos doloridos

No processo de gestação, todas as alterações que ocorrem nos seios é uma forma que a natureza encontra de adaptar seu corpo para a amamentação do bebê.

A aréola do peito se modifica, fica mais escura e menos sensível. Para diminuir a sensibilidade, é aconselhável a mamãe tomar uns 15 minutos de sol por dia nessa região, evitando os horários entre 10hrs e 16hrs que é quando o sol é mais forte.

Para evitar que os seios não fiquem caídos, use sutiãs firmes, mas que sejam confortáveis.

Barriga lisinha: evitando estrias

O terror das mulheres também está presente na gestação: estrias! Engordar muito e de repente ou emagrecer rápido demais são fatores que contribuem para o aparecimento das estrias.

Você pode se prevenir fazendo refeições mais saudáveis e tendo um controle do peso, usando sutiãs adequados e que não apertem muito, roupas mais folgadas e utilizando cremes próprios para estriasPasse o creme nos locais com mais tendência a desenvolver essa disfunção estética e massageie.

Consulte seu médico e peça para que ele indique a você um bom óleo/hidratante sem ureia.

Inchaço: pés para o alto

O inchaço, na maior parte das vezes, é completamente normal. Isso acontece em decorrência da progesterona que a mulher produz no começo e no final da gravidez, o tamanho do útero influencia e até o clima. Como diminuir o inchaço? Evitando alimentos com muito sal, exercícios físicos, meias elásticas, cremes próprios, drenagem linfática e, o mais prático de todos, pés para o alto!

Cuidados com o cabelo na gestação

Segundo a médica Paradi Mirmiani, os cabelos são beneficiados durante a gestação, devido ao aumento de progesterona, o que faz com o que o cabelo caia menos e também se torne mais volumoso e brilhoso.

Mas não é por isso que se deve deixar de cuidar, porque em torno de 3 meses depois do nascimento do bebê ocorrerá uma queda acentuada dos fios, que só irá se normalizar após 1 ano de gestação.

A alimentação balanceada é fundamental para ter os cabelos bonitos e também para a saúde de seu bebê.

Já o uso de tinturas capilares e outras química é totalmente desaconselhável, já que não há comprovação científica que certifique a segurança para o bebê.

Colaboradora: Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »