Prisão de ventre: como melhorar a digestão?

A constipação, mais popularmente conhecida como prisão de ventre, é uma disfunção do organismo e pode ser causada principalmente por fatores: genéticos, doenças, estresse, depressão, ansiedade, problemas neurológicos e também pela má alimentação.

Prisão de ventre.Causas da prisão de ventre.

Os médicos afirmam que cada intestino funciona de uma maneira e que a evacuação pode variar de 3 a 12 vezes por semana. Porém quando passamos 2 dias sem ir ao banheiro isso já causa grande incômodo, a barriga fica inchada, sentimos dores abdominais, cólicas e o aumento de gases.

Para as mulheres é ainda pior, porque mexe ainda mais com o humor e dá uma sensação de ter ganho alguns quilos a mais!

Caso você sinta muitas dificuldades para evacuar, isso significa que você tem constipação e o quanto antes, deve iniciar um tratamento natural (de preferência) para combater essa disfunção do organismo.

Dicas nutricionais para aliviar a prisão de ventre

1ª dica: Aveia

A aveia é bastante rica em proteínas, sais minerais e muitas vitaminas. Mas o segredo de seu sucesso contra a constipação e a perda de peso vem de suas fibras, que ajudam a movimentar com mais rapidez o trato intestinal, eliminando os incômodos trazidos da prisão de ventre.

Quando a aveia chega ao estômago, é transformada em uma goma que se aloja nele absorvendo gorduras e acelerando o metabolismo, ela também é muito indicada para diminuir os níveis de colesterol ruim.

2ª dica: Mamão

O mamão sempre foi muito famoso para ajudar contra constipação, suas propriedades fortalece o intestino e alivia os inconvenientes de dias sem ir ao banheiro.

3ª dica: Ameixa

A ameixa contém elevados níveis de fibras, além de ajudar o organismo a absorver mais água, é conhecida por ser um laxativo natural e eficaz, acelerando o trânsito do intestino.

4ª dica: Linhaça

A linhaça contém muitas fibras que são solúveis e insolúveis, mas sua ação é muito benéfica para a prisão de ventre. A farinha da linhaça é a mais recomendada, já que está triturada e o corpo processa mais rapidamente.

Sendo muito indicado o consumo de uma colher por dia, podendo ser misturada a frutas, no almoço ou no iogurte.

5ª dica: Iogurte

O iogurte além de ser muito saboroso, ajuda a o bom funcionamento da flora intestinal.Os lactobacilos tão famosos ajudam a estimular as bactérias certas para a proteção do organismo, servindo como auxiliador na digestão.

6ª dica: Água

A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, não adianta comer muita fibra sem tomar água.

Além das dicas nutricionais, é necessário ter qualidade de vida, visando à boa saúde mental e emocional.

Redação: Fernanda Ferraz.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »