Como cuidar de um bebê prematuro?

Quando você percebe que habita uma vida em seu ventre, não demora muito para crescer uma enorme ligação e o desejo de cuidar e proteger o seu filho.

De repente você percebe que algo não vai bem e logo entra em trabalho de parto, mesmo antes das 40 semanas terem sido concluídas, o desespero bate, dúvidas e inseguranças aparecem todas juntas, então seu bebezinho nasce e a grande responsabilidade de cuidar de um bebê prematuro.

Bebê prematuro.

Seu amor não muda, pelo contrário cresce ainda mais ao perceber o quanto seu filho ou filha necessita de sua ajuda.

A partir de hoje você sabe que é responsável por essa vida e que os cuidados apesar de serem intensos, recompensa todo o carinho vindo desse novo ser que faz parte de você.

Esse artigo é para você, mãe de bebê prematuro, que têm dúvidas quanto aos cuidados essenciais para a saúde de seu filho, por isso, siga às dicas!

Amamentação

Seu filho sentirá fome, mas dormirá bastante também, portanto, se ele passar mais de 4 horas sem chorar para mamar, acorde-o com cuidado e carinho e ofereça seu seio para ele.

Se ele demorar a mamar, ficar apenas olhando para você, tenha paciência, não se desespere; o bebê prematuro pode ser um pouco mais lento.

Oxigenoterapia

Crianças prematuras podem precisar de uma ajudinha de oxigênio, se houver qualquer dúvida de sua parte, busque seu pediatra para maior orientação, a grande vantagem é que a oxigenoterapia pode ser realizada em sua própria casa.

Visitas

Seu bebê estará ainda mais indefeso fora de sua barriga, estará sujeito a infecções e enfermidades, portanto, se houver alguém doente, resfriado ou com algum tipo de patologia, pode trazer problemas para a saúde de seu pequeno.

Peça aos amigos que entendam o momento e a situação, se não se sentir segura, aconselhe-os esperar um pouco mais até poder visitá-lo.

Cuidados importantes

  • Não deixe que pessoas fumem perto de seu bebê.

  • Não agasalhe demais seu filho, para não superaquecê-lo.

  • Ao deitar seu filho, coloque-o de barriguinha para cima.

  • Cubra seu filho com manta da axila para baixo, evitando morte por sufocamento.

  • Não deixe seu filho muito tempo sem se alimentar, mas respeite os períodos das mamadas.

Cuide da sua mente e do emocional

Você não precisa se desesperar ou viver com angústia. Tenha calma e paciência, seu filho crescerá e se tornará forte e saudável.

Aprecie cada momento com muito amor e carinho, converse com ele e diga que logo ficará forte e saudável e que ele não precisa se preocupar com nada, porque tudo terminará bem.

Conte com a família

Não sinta vergonha de pedir socorro, sua casa pode ficar uma bagunça e sua pia cheia de pratos, conte com aqueles que estão ao seu lado e aproveite a oportunidade das mãos amigas, sempre que puder descanse e aproveite o melhor momento da sua vida… Ser mãe!

Fernanda Ferraz.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »