Sintomas da TPM e Soluções

Cerca de 80% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual) todos os meses, isso ocorre quando o organismo feminino entra em fase reprodutiva e com essas mudanças hormonais, sofremos uma transformação drástica no humor.

Sintomas da TPM.

Irritabilidade, choros desnecessários e ataques de explosão podem causar vários constrangimentos nos relacionamentos com namorado/marido e ainda familiares e amigos.

Essa fase também pode trazer alguns transtornos como dores de cabeça, enjoos, incômodos e cansaço mental.

A tensão pré-menstrual se inicia cerca de 7 a 10 dias antes do surgimento da menstruação.

Ocorre então um conjunto de sintomas que está associado a esse ciclo e que se repete mensalmente em mulheres com idade fértil.

A organização mundial de saúde reconhece a TPM como uma síndrome que envolve não somente o lado emocional, mas também os sintomas físicos.

Sintomas da TPM

Os sintomas da TPM são as oscilações físicas, como por exemplo, dores nas mamas e na cabeça, insônia, desmaios, contrações musculares do útero e alterações emocionais (ansiedade, tristeza, irritação, sensação de cansaço, baixa autoestima, paranoia e dificuldade de concentração), pode ocorrer também a diminuição do apetite ou maior desejo por doces.

Também há outros sintomas físicos como: Constipação de intestino, vômitos, náuseas, sensações de pressão ou peso na pelve, problemas gastrointestinais (dores abdominais e inchaços), acne ou inflamações na pele.

Com essa lista extensa, cabe ainda falar que algumas mulheres podem ganhar peso, ter intumescimento das mamas, diminuição de volume urinário (que ajuda a retenção líquida) e aumento a pré-disposição para ter gripes e alergias.

Os sintomas da TPM atingem muitas mulheres com idade média de 25 anos. Algumas delas sofrem com um impacto grave da TPM, a ponto de impedir que continuem com sua rotina normalmente, onde as crises tendem a piorar, infelizmente.

Para as que sofrem com a TPM, podem ocorrer problemas depressivos. Mulheres que tiveram depressão pós-parto são mais propensas a um número maior de sintomas, associados ao período.

Os ginecologistas classificam os sintomas de acordo com as intensidades que são sentidas por cada mulher. São estas, denominadas: leve, moderada e grave. A grave é conhecida como síndrome disfórica pré-menstrual (SDPM).

Como aliviar a TPM

Ao contrário do que algumas mulheres pensam se empanturrar de chocolate ou atacar a geladeira como desesperadas, não ajuda a aliviar os sintomas, pois o grande vilão da TPM são alimentos ricos em gorduras e açúcares, além da cafeína e do álcool.

O que beneficia o alívio da TPM vem da reposição de algumas vitaminas e minerais como: proteínas, cálcio, magnésio, e vitamina B6.

Alimentos com alguns desses nutrientes:

  • Vagem.

  • Folhas de tom verde escuro.

  • Alho.

  • Cenoura.

  • Abacaxi.

  • Nozes.

  • Gengibre.

A TPM não é nada fácil de suportar, mas determinação e autocontrole podem fazer grande diferença. Manter uma dieta equilibrada e também praticar atividades físicas possibilitará mais alívio e saúde, seja em fases de grandes mudanças hormonais ou em qualquer outro momento!

Fernanda Ferraz.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »