Manchas brancas nas unhas: causas e tratamentos

Leuconiquia ou manchas brancas nas unhas, como são chamadas, não significa que você vai ganhar um presente, como o famoso ditado popular diz.

Na verdade, elas são totalmente inofensivas. Não fazem mal, nem evoluem para coisas mais graves. As manchas brancas nas unhas aparecem espontaneamente ou são causadas por algum trauma e somem repentinamente, sem precisar de algum cuidado ou tratamento específico.

Manchas brancas nas unhas.

Tipos mais frequentes:

Leuconiquia punctata: é a mais comum entre todas. Nela aparecem um ou apenas alguns pontinhos brancos nas unhas.

Leuconiquia estriada: é formada por pequenos riscos nas unhas, semelhante ao formato das estrias.

Os tipos menos comuns são:

Leuconiquia parcial: esse tipo de mancha é bem menos frequente do que as outras e cobre apenas uma parte da unha.

Leuconiquia total: é quando a unha fica totalmente branca. Nesse caso, o aparecimento pode ser um fator genético ou até mesmo consequência da utilização de antibióticos.

Leuconiquia transversal: como o próprio nome sugere, faz com que apareça uma alteração em formas de riscos na unha.

Tipos de manchas brancas nas unhas.

Causas das manchas brancas nas unhas

As manchas nas unhas podem ser causadas por diversos fatores, tais como: exposição frequente a detergentes, uso contínuo de unhas postiças, esforços manuais como digitação e academia, retirada da cutícula, uso de acetona e lixa também podem resultar em manchas nas unhas.

Outras causas também são pequenos traumas, incluindo mordidas, prender o dedo na porta ou em qualquer outro local e a pressão na unha causada pela manicure.

As leuconiquias estriadas e punctatas geralmente aparecem sem indicar nenhuma doença e podem surgir por variações até mesmo hormonais.

Já a leuconiquia total pode estar ligada a fatores genéticos ou relacionada a algumas doenças como hanseníase, síndrome nefrótica, vitiligo ou consequências do uso de antibióticos.

A leuconiquia transversal pode surgir como consequência de quimioterapia, cirrose ou até mesmo tuberculose.

As manchas brancas nas unhas podem indicar alguma doença, mas apenas quando estão associadas a outros sintomas.

Se você possui manchas brancas nas unhas, mas sem qualquer outro sintoma ou doença conhecida, não se preocupe. Essas manchas são irrelevantes se isoladas.

Tratamento da leuconiquia

A leuconiquia não necessita de tratamento específico, justamente por não ser uma “doença”.

Na maior parte dos casos, as manchas desaparecem sozinhas. Quando estão associadas a outras doenças, elas desaparecerão apenas com o tratamento da doença em si.

Se você é saudável e aparecem algumas manchas nas suas unhas sem nada mais sério, não é preciso procurar um médico, nem se preocupar. Elas, quando isoladas, não são diagnósticos e sim, de modo geral, apenas um dos vários sintomas que outras doenças costumam apresentar.

Redação: Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »