Trabalho x Família: como passar mais tempo com seus filhos?

Passar mais tempo com filhos.

Ter filhos é o sonho da maioria das mulheres e conciliar essa tarefa com o trabalho, nem sempre é fácil.

Para aquelas mães que precisam trabalhar fora, o fim da licença maternidade se torna um martírio e uma tristeza, misturadas com a culpa de ter que deixar seu bebê e então vem aquela preocupação de com quem deixar; como eles ficarão, enfim, um turbilhão de pensamentos que vem à cabeça, não é mesmo?

Então, como conseguir conciliar toda essa rotina, trabalho estressante, casa, marido e ainda dar atenção ao seus filhos? Afinal, eles não têm culpa e necessitam de todo nosso amor e atenção.

Muitas vezes chegamos em casa tão cansadas, que tudo o que queremos é descansar, tomar um banho e dormir, enquanto isso os pequenos continuam “ligados na tomada” e parece que ficam ainda mais elétricos quando veem nossa presença, também estão morrendo de saudades e loucos por atenção!

Culpa

Calma, não enlouqueça, na verdade o que você precisa é organizar sua nova rotina, depois de seu tempo bem agendado, você verá que dá para conciliar tudo, mas primeiramente é preciso não se culpar.

Esse sentimento de culpa toda mãe tem, isso varia muito, desde a vontade de passar mais tempo com eles, até por não conseguir estabelecer uma alimentação mais saudável ou ceder e comprar o que eles desejam para tentar minimizar sua ausência. Esses conflitos sempre vão aparecer, desde o início, se algo não vai bem com a criança nós nos culpamos, faz parte da benção que é ser mãe.

Tempo

Procure fazer do tempo que você passa com seu filhos algo prazeroso. Pode ser uma pequena horinha, mas se for bem aproveitada valerá cada minuto, muitas mães que passam o dia inteiro em casa não usam bem o tempo com seus filhos, então seja sábia e aprecie ao máximo o que você puder. Brinquem, leia uma historinha, deixe que eles se sintam importantes, mesmo o tempo seja curto, fará toda a diferença.

Dicas para passar mais tempo com os filhos

  • Procure não levar serviço para casa;
  • Se você for autônoma, como uma arquiteta, procure dividir as tarefas com um colega de trabalho.
  • Almoce em casa, é muito comum que no dia a dia, por conta da correria, você queira almoçar perto do trabalho, mas se você almoçar em casa vai ganhar um tempinho extra com seu filho;
  • Tenha um telefone diferente para questões de trabalho e vida pessoal, pois assim você pode desligar o número comercial nos finais de semana;
  • Saiba dizer não para trabalhos inconvenientes;
  • Quando você estiver em casa, evite pensar no serviço.

Fernanda Ferraz.

Fe

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »