Câncer de mama: cuide-se – Outubro Rosa ❤

Você sabia que Outubro é o mês oficial da conscientização da prevenção do câncer de mama?

Outubro Rosa - Câncer de mama.

O movimento que acontece todos os anos, conhecido como Outubro Rosa, tem como objetivo chamar a atenção e mostrar as pessoas o cenário atual, a realidade do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O Outubro Rosa teve início nos Estados Unidos, onde muitos Estados trabalhavam esse tema de formas isoladas. Depois de obter a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro foi reconhecido como o mês internacional de prevenção do câncer de mama.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e é o mais comum entre as mulheres. Este tipo de câncer corresponde a quase 22% dos novos casos que aparecem a cada ano.

Para combater este alto índice, o Outubro Rosa se tornou internacionalmente conhecido e é comemorado em todo o mundo. O símbolo que representa a luta contra o câncer de mama é um laço cor-de-rosa. Foi deste símbolo que surgiu o nome do movimento, que tem como objetivo estimular a participação da sociedade como um todo, incluindo não somente a população, como também empresas e entidades.

Todas as ações que o Outubro Rosa realiza são, desde o início, direcionadas exclusivamente a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. No início do projeto, a forma encontrada para sensibilizar as pessoas foi enfeitar as cidades com laços rosas, principalmente nos locais públicos, onde o giro de pessoas é maior. Mais tarde surgiram outras atividades, como corrida, desfiles de moda compostos por sobreviventes do câncer de mama, partidas de boliche, etc.

Atualmente, há muitas maneiras de participar do Outubro Rosa. Você pode usar a iluminação rosa e projetá-la em algo, vestir uma camisa rosa, pintar uma unha ou até mesmo espalhar por suas redes sociais. A intenção deste movimento é justamente essa: conscientizar cada vez mais mulheres sobre a importância de se prevenirem e contribuírem para que o câncer de mama seja detectado logo no início.

Como se prevenir contra o câncer de mama

Na verdade não há métodos de prevenção e sim formas de detectá-lo o mais cedo possível para não deixar que nenhuma complicação se torne algo mais grave. É aconselhável que se faça o exame manual das mamas ao menos uma vez no mês, este exame pode identificar pequenos caroços, nódulos ou alguma anormalidade que possa vir a se tornar um câncer.

É importante também que mulheres acima de 40 anos façam a mamografia anualmente, o que é muito importante para detectar a doença. Se o câncer de mama for identificado em sua fase inicial, na maior parte dos casos ele tem uma chance de cura de até 95%. 

Autoexame: faça em casa

Autoexame mamas.

Créditos imagem: IBCC.

Redação: Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »