Criança com febre? Saiba o que fazer

Mamães de primeira viagem sempre têm dúvidas sobre muitas coisas e nem sempre há alguém para auxiliá-las. Pensando nisso, o Site da Mulher preparou este post para que você fique tranquila e saiba como lidar com uma criança com febre.

Criança com febre.

Por mais preocupante seja perceber que seu filho está com a temperatura corporal elevada, não é motivo de pânico; pois a febre é sinal de que o organismo está respondendo aos possíveis invasores, ou seja, ela faz parte da defesa do nosso organismo.

Você sabe medir a temperatura corretamente?

Use termômetros de mercúrio ou digitais, mas sempre aqueles que se colocam embaixo das axilas, pois são os mais confiáveis. Os termômetros de mercúrio levam, em média, três minutos para medir a temperatura. Já os digitais sempre avisam com um bip quando a medição foi finalizada.

Você sabe quando uma temperatura significa febre?

Temperatura febre.

Convulsão febril, o que é?

É a rápida elevação da temperatura corporal acompanhada de convulsões. Acontece com crianças de 9 meses a 5 anos. A convulsão febril deve ser algo a se preocupar, caso seu filho faça parte dessa faixa etária e tenha algum histórico na família.

É importante sempre ter a orientação do pediatra em caso de dúvidas, se a febre durar mais que 48 horas, procure-o. Se seu filho apresentar outros sintomas, além da febre, procure um atendimento em um pronto socorro. Já no caso de bebês recém-nascidos, com até três meses, é interessante levar ao médico logo no primeiro pico de febre.

O que fazer com a criança com febre?

A febre em seu estado inicial não nos permite tomar muitas atitudes, justamente por se tratar de uma defesa do organismo da criança.

O que você pode fazer é mantê-la em repouso, ficar sempre por perto e acompanhar se a temperatura corporal melhora ou piora. Manter seu filho hidratado também é importante, assim como dar banho morno também ajuda a criança com febre.

Segundo a pediatra Cristina R. da Cruz, é possível fazer compressas mornas e lenços úmidos para abrandar a febre. E atenção: fuja da tentação de cobrir seu filho em excesso, o ideal é que esteja com roupas leves para que o organismo consiga regular a temperatura corpórea.

Texto: Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »