Amamentação: tire suas dúvidas e saiba posicionar

Se você está pensando em ter um bebê ou já está prestes a ser mãe, com certeza agora começam a surgir as dúvidas. Um dos maiores medos das mulheres é a amamentação. Muitas têm medo de não conseguirem, algumas pela dor, outras pelo medo de não possuir o leite materno. Entre tantas dúvidas e medos, é sempre bom ler sobre o assunto e ficar por dentro de tudo antes de entrar para o mundo das mamães.

Já não é novidade para ninguém que o aleitamento materno é o modo ideal para alimentar uma criança nos seus primeiros seis meses de vida e até essa faixa etária é o único alimento que o bebê precisa.

Todo bebê nasce sabendo como se alimentar. O instinto de matar a fome é tão grande, que mesmo tendo chegado ao mundo há pouco tempo, ele descobre uma forma de receber o leite quentinho da mãe.

Vídeo: como amamentar o bebê

Você sabe quanto tempo pode levar uma mamada?

O aconselhado, é de 20 a 30 minutos em cada peito; mas isso depende muito da criança e há vários fatores que fazem essa questão variar; como, por exemplo, a capacidade de sucção do bebê.

Como saber se a criança está mamando o suficiente?

Essa questão você só consegue avaliar de uma forma: observando o peso do bebê. Depois que a criança nasce, ela perde cerca de 10% do seu peso. Após isso, entre 10 e 14 dias, ela recupera o peso que possuía no nascimento. Passando os primeiros 14 dias, é normal que a criança ganhe a partir de 20 gramas por dia. Então, antes de cogitar a possibilidade de acrescentar leite artificial a alimentação dela, observe bem como está seu peso e fale com seu pediatra antes.

Você sabe o que é mastite?

Devido ao acúmulo de leite, é possível que haja uma infecção das glândulas mamárias. A mulher apresenta exaustão extrema, pode apresentar febre e calafrios. Como evitar? Repare se a criança está pegando o peito de forma correta e se o seio está esvaziando (observação: no vídeo acima mostra como amamentar de forma adequada). Caso você perceba que o seio não está ficando vazio, dê de mamar sempre que puder, sem seguir horários fixos.

Qual é a alimentação ideal para se ter durante a amamentação?

O importante é que a mamãe mantenha uma alimentação saudável e tome bastante líquido, pois a água é a “matéria-prima” do leite.

O que evitar durante a amamentação?

Não se pode dizer que há um alimento proibido, mas é sempre bom observar se algum alimento que você ingeriu, resulta em uma reação negativa no bebê. O álcool deve ser totalmente evitado, pois a criança o absorve através da amamentação. Há estudos também que relatam uma possibilidade de dar cólicas no bebê com o consumo excessivo de chocolate.

Existe a possibilidade de engravidar durante a amamentação?

Sim. Por isso, é importante que você faça o uso de métodos contraceptivos, caso ter outro bebê não faça parte dos seus planos. Caso a mamãe utilize pílulas, é importante que nesse período seja escolhido um anticoncepcional composto somente de progesterona de uso contínuo.

Posso dar água ao bebê que está em período de amamentação?

Não. O leite materno possui a quantidade de água que o bebê precisa para se hidratar.

Amamentação.

Essas são dicas fundamentais de amamentação, assista também ao vídeo (acima) para você saber como amamentar.

Texto: Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »