Conflitos no casamento? Dicas de como agir

É normal existir conflitos no casamento, porém quando as brigas tornam-se frequentes e intensas pode levar ao desastre da relação. Por isso trouxemos este post para ajudar a você superar essa crise.

Conflitos no casamento.

Manter uma relação estressante, com problemas na cama, falta de diálogo, ciúme, brigas, falta de tempo livre podem desencadear uma crise conjugal e em algumas situações mais extremas podem levar até ao divórcio.

Não podemos contar com uma fórmula mágica para manter o casamento feliz porque não existe, mas podemos evitar o fracasso do casamento revendo nossos comportamentos e colocando em prática novas atitudes.

Cada pessoa tem uma forma de realizar as coisas, de ver o mundo, de pensar e agir de acordo com o que aprendeu em sua família de origem e no ambiente em que cresceu. Essas diferenças podem atrapalhar o casal na hora de resolver seus conflitos.
    
A partir de algumas mudanças de comportamentos, podemos diminuir as diferenças para favorecer a solução de conflitos no casamento.

Dicas para evitar conflitos no casamento

Melhore a comunicação 

Geralmente acreditamos que aquilo que nos agrada também agrada ao nosso cônjuge, mas a realidade é que nem sempre isso é verdade. Por isso o diálogo é tão importante. Devemos conversar sempre e melhorar a comunicação para que possamos entender o outro.

Aprenda a escutar 

É preciso melhorar a nossa disposição e habilidade em escutar. Não se pode ter uma boa comunicação se um de vocês não quiser escutar. Parece simples, mas é necessário tirar um tempo e voltar toda a atenção para o seu companheiro.

Expresse seu ponto de vista

É muito importante saber expressar seu ponto de vista, suas necessidades e desejos. Nenhuma pessoa sabe melhor o que você pensa e precisa, do que você mesma. Por isso seja clara o objetiva e não espere que o outro adivinhe seus pensamentos.

Aceite a opinião do outro 
Procure ter a mente aberta para aceitar outras formas de ver a realidade. Ninguém é dono da verdade absoluta; e aceitar o ponto de vista do outro pode enriquecer muito e evitar conflitos no casamento.

Seja gentil e educado

Procure conversar sem ofender, use linguagem apropriada e evite culpar ou desvalorizar seu cônjuge.
Mantenha a calma e trate um assunto de cada vez, evite responder a insinuações e a ter comportamento destrutivo que possa desviar a comunicação e aumentar a tensão.

Assuma responsabilidades 

Ninguém é perfeito e todas as pessoas erram, quando assumimos a responsabilidade por nossos erros e pedimos perdão é muito mais fácil resolver os conflitos e fortalecer a união.

Duas palavras-chaves

As duas palavras-chaves para um relacionamento vindouro são o respeito e a confiança, se vocês manterem essas duas “palavrinhas mágicas”, com certeza vão evitar conflitos no casamento.

E por fim, use sempre de empatia, muitas vezes basta apenas tentar compreender o outro para evitar confrontos. Seja mais tolerante e flexível; agindo desta forma com certeza você vai evitar muitas brigas bobas e desnecessárias.

Fernanda Ferraz.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »