Recém-nascido: cuidados essenciais que você precisa saber

Geralmente os primeiros dias do recém-nascido em casa costumam deixar as mamães e papais um pouco aflitos e inseguros com os cuidados, com a segurança e com o desenvolvimento do bebê.

Cuidados com o recém-nascido.

E não é para menos, pois a amamentação, a higiene, o coto umbilical e a observação do desenvolvimento fisiológicos do recém-nascido estão entre os cuidados mais importantes nos primeiros dias de vida.

Mantenha a calma, com o passar dos dias você verá que cuidar do recém-nascido é mais fácil do que imaginava. Confira abaixo as dicas dos cuidados iniciais do seu bebê e aproveite para desfrutar de todos os momentos desta fase tão especial.

Cuidados com o recém-nascido

Amamentação

É sempre bom lembrar e ressaltar que o leite materno é de extrema importância para o bebê. Como muitas pessoas podem acreditar, não existe leite materno fraco, todo leite contém as substâncias, nutrientes e minerais que o recém-nascido precisa.

Não existe necessidade de complementar a alimentação do bebê com nenhum outro tipo de alimento, o leite é suficiente para suprir todas as necessidades. Inclusive você não deve dar nem água e nem qualquer outra bebida para ele.

Não existe hora exata para mamar, é o recém-nascido que decide e isso deve ocorrer mais ou menos oito vezes ao dia.

Banho

O banho deve ser dado com água morna, e a temperatura ideal é de 37°C, sendo importante verificar antes de colocar o nenê na banheira. De preferência a água deve ser tratada e use sabonete neutro.

Utilize uma das mãos para segurar o bebê e a outra deixe livre para o sabonete. Assegure para que não tenha pequenas rajadas de ar no local do banho.

Cuidados com o umbigo

Apesar da aflição que alguns pais têm ao cuidar do umbigo do recém-nascido, o procedimento é bem simples. A higienização no local deve ser feita diariamente para evitar o risco de infecção. O período para o coto umbilical se desprender é de 7 a 10 dias.

Para esterilizar, utilize álcool 70%, embebido em algodão ou com o uso de cotonete, passe ao redor do umbigo com delicadeza e também no coto umbilical.

Vacinas

Geralmente as primeiras vacinas que o recém-nascido deve tomar que são a BCG e a Hepatite B, são feitas na própria maternidade, antes de receber alta. Porém, se por algum motivo o bebê não tenha tomado as vacinas ainda no hospital, leve-o para um posto de saúde.

E não se esqueça do banho de sol, que deve ser feito diariamente ou ao menos três vezes na semana e iniciado com um mês de vida do bebê. Mas tome cuidado com o horário, pois deve ser feito de manhã, até as 9hs ou no final da tarde, depois das 16hs.

Choro

É comum que seu bebê chore bastante nessa fase da vida, principalmente porque é a primeira forma de comunicação, fique atenta aos sinais, se é fome, sono, frio, irritação ou até mesmo cólica. Se você quer aprender a distinguir cada choro do seu bebê, clique aqui e saiba mais.

Cólicas

Se seu recém-nascido começar a sentir cólicas vai começar a apresentar um choro longo, você pode acalmá-lo massageando e deixando sua barriguinha quentinha e até mesmo o colocar em posição fetal.

Visitas

É comum com a chegada do seu filho, sua família e vizinhos queiram visitá-lo, é bom ter cuidado com a higiene nessa hora. Peça para que todos lavem as mãos antes de tocar no bebê e, de preferência, nada de beijinhos. Também evite que pessoas resfriadas ou doentes visitem seu filho nesse momento.

Fraldas

Não se esqueça de trocar as fraldas com certa regularidade, isso impede assaduras, infecções e que seu bebê fique irritado; o ideal é trocar pelo menos a cada 4 horas.

Colo

Tem dúvidas como segurar o pequenino? Veja o vídeo a seguir:

Após 10 dias de vida, leve o recém-nascido para a consulta com o pediatra para verificar o desenvolvimento dele e aproveite para tirar outras dúvidas.

Colaboração: Fernanda Ferraz.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »