Como cuidar de cabelos oleosos? Conheça as dicas!

Estar animada para sair e curtir com os amigos, mas de repente olhar-se no espelho e perceber que, apesar de ter lavado os cabelos, eles continuam feios e com aparência de desleixo, não é fácil! Por isso, hoje trouxemos este post para você saber como cuidar de cabelos oleosos.

Como cuidar de cabelos oleosos.

Atitudes e produtos que pioram a oleosidade

Cabelos oleosos são aqueles que têm aparência gordurosa e pesada. Isso acontece devido ao excesso de atividade das glândulas sebáceas, podendo piorar com a alteração de humor, mudanças hormonais, estresse, maus hábitos (como lavar os cabelos com água muito quente).

Outras coisas que podem prejudicar é o uso exagerado do secador e chapinha, excesso de produtos químicos na raiz, exposição constante e direta ao sol, o uso demasiado de bonés e chapéus, escovar os fios muitas vezes ao longo do dia ou ficar passando as mãos nos fios capilares.

Geralmente o cabelo oleoso é considerado sujo por algumas pessoas, influenciando na baixa autoestima. E quando o verão chega essa realidade torna-se ainda pior, pois o calor acaba por contribuir com a aceleração da oleosidade.

Dicas de como cuidar de cabelos oleosos

  • Lavar

Muitos acreditam que é errado lavar os cabelos todos os dias, mas na realidade cabelos oleosos devem ser lavados diariamente.

  • Temperatura da água

A temperatura também contribui essencialmente para controlar a oleosidade, a água muito quente estimula a produção de sebo.

  • Produtos

A escolha do shampoo é importante, alterne sempre entre o shampoo para cabelos oleosos e shampoo com pH balanceado, se tiver também caspa o recomendado é um para esta finalidade.

Evite usar cremes para pentear em excesso e não use condicionadores para cabelos secos.

  • Alimentação

O alto consumo alimentos gordurosos e derivados de leite são fatores de contribuição para cabelos oleosos. Com certeza não é por acaso que os médicos dizem que cuidar da alimentação é primordial.

  • Secador

Procure diminuir a temperatura do secador e utilizá-lo menos vezes por semana.

  • Acessórios

Evite o uso de lenços, toucas, bonés e boinas. Procure usar os cabelos sem muitos adornos.

  • Mãos

Ficar passando a mão nos cabelos o tempo todo também não ajuda, os resíduos que ficam nas mãos aumentam essa condição de oleosidade.

  • Não se estresse

Fazer exercícios físicos, dançar ou fazer algo que ajude a relaxar, pode ajudar e muito, pois o estresse pode aumentar a oleosidade.

  • Especialistas

Se ainda assim você fizer todos esses procedimentos e nada adiantar, está na hora de procurar um especialista, talvez você esteja com uma disfunção endócrina.

Gostou das dicas de “como cuidar de cabelos oleosos?” Comente abaixo.

Fernanda Ferraz.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »