Primeira papinha do bebê: esclareça suas dúvidas

As mamães de primeira viagem sempre ficam na dúvida sobre a primeira papinha do bebê. Por esse motivo, nós selecionamos este tema para falar aqui no Site da Mulher.

Primeira papinha do bebê.

Vamos esclarecer sobre o momento certo de reforçar a alimentação, quais alimentos são recomendáveis e muito mais. Hora das dicas!

  1. Quando dar a primeira papinha do bebê?

Segundo a Organização mundial de saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria, para o desenvolvimento do bebê, é muito importante que ele seja alimentado apenas com o leite materno até completar 6 meses. Depois desse período, não é recomendável que o leite seja retirado totalmente, porque é o principal alimento até os dois primeiros anos de vida da criança. Se você quer complementar a alimentação do seu filho com papinha, isso deve acontecer após os 6 primeiros meses. Mas lembre-se, complementar. Ou seja, não exclua o leite da vida do bebê.

  1. Ele não aceita a papinha, e agora?

Calma, não se desespere. Se você ficar aflita com essa situação, pode gerar uma angústia no bebê e fazer com que ele não se acostume. É ele quem determina seu próprio tempo e ritmo. Por isso, dê suporte, mas não o obrigue a comer.

  1. Com quais alimentos devo começar?

De todos os alimentos, o mais recomendado é a batata-doce assada com a casca, no forno; mas você deverá oferecer ao neném apenas a polpa já fria.

Grande parte dos bebês aceitam tranquilamente a batata-doce, pois possui um sabor adocicado. Conforme ele for aceitando este alimento, insira frutas como banana ou maçã ralada.

Tudo vai depender da aceitação do bebê. Com o acompanhamento, a mãe intuitivamente saberá quando pode inserir outros alimentos, como vegetais e outros.

  1. O bebê precisa manter uma dieta balanceada?

Sim! É importante fazer o balanceamento da dieta desde cedo. Use temperos habituais, como azeite de oliva e pouco sal. No intervalo entre uma refeição e outra, não é necessário oferecer guloseimas. Já que as mesmas podem diminuir o apetite do bebê e fazer com que ele não coma o que, de fato, é importante.

É preciso educar a alimentação das crianças desde cedo, para que cresçam saudáveis.

  1. Devo dar preferência a quais alimentos na hora de montar o cardápio?

Esta resposta é simples: frutas! Elas são muito nutritivas, saborosas e contém as vitaminas e sais minerais que o bebê precisa. Vale fazer uma indicação de frutas: banana, mamão, maçã, pera e o abacate. Quando oferecê-las ao bebê, amasse-as antes. Quando ele se acostumar (e estiver um pouco maior), conseguirá comer em pedaços e pegar com a própria mão. Isso é bom, já que ajudará na coordenação mão-boca-cérebro, até que ele consiga segurar uma colher e comer sozinho.

Mais dúvidas? Veja a seguir o vídeo sobre a primeira papinha do bebê:

Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »