Cores de urina podem refletir sua saúde

Nossos rins são muito importantes para o bom funcionamento do corpo e as cores de urina estão relacionadas com a saúde.

Cores de urina - significados.

Os rins têm a função de limpar o sangue, equilibrar a pressão, regular a concentração de alguns itens em nosso corpo, como sal, potássio e outras substâncias. Além disso, ele também está ligando ao bom funcionamento de outros órgãos.

Ou seja, se esses orgãos vão mal, provavelmente outras coisas também irão. A pressão arterial aumenta, o corpo sente o inchaço, sintomas como falta de ar e náuseas também podem aparecer. Por isso, é muito importante prestar atenção nos sinais que a urina dá, pois ela é nossa comunicação com nossos rins.

Significado das cores de urina

Escura

Urina com alteração na cor, como seu escurecimento, pode significar sinal de doenças no fígado, onde os pigmentos biliares mudam a cor da urina. Outro fator que pode ocasionar isso, são alguns remédios. Sendo assim, quando o medicamento for suspenso, a cor da urina voltará ao normal.

O consumo baixo de água vai fazer com que sua urina se torne mais amarelada e você vá menos vezes ao bainheiro.

Incolor

Já a urina sem coloração aparece nos casos de insuficiência renal avançado/terminal. Isso significa que as toxinas do corpo que deveriam sai na urina, não estão saindo. É exatamente por isso que ela está sem cor, quase como água.

Mas se você toma muita água e só fica incolor de vez em quando, não se preocupe, isso é sinal que você está ingerindo uma boa quantidade de líquidos.

Com sangue

Urina com sangue nunca é normal, então caso aconteça, procure seu médico. Quando o sangue é visível, pode estar relacionado a lesões a uretra, bexiga, ureteres e rins. O que também pode apresentar sangue na urina são os tumores renais ou de bexiga, mas nesse caso são menos comuns.

Além das cores de urina, a frequência urinária está interligada com nossa saúde, leia a seguir:

Frequência urinária

O aumento da frequência urinária está relativamente ligado a quantidade de líquidos que você ingere no dia a dia. Mas, caso não tenha essa ligação e os sintomas persistam, é muito importante procurar um médico. Se a frequência estiver ligada a urgência, pode ser sinal de uma infecção urinária.

Agora, se o caso for o contrário e você tiver reduzido o número de micções, pode também estar relacionado a diminuição do consumo de líquidos. Caso não esteja, procure seu médico. A redução da frequência urinária pode remeter a insuficiência renal ou obstrução das vias urinárias.

Dor ao urinar

Se você sente dor para urinar, pode estar com infecção urinária. A infecção apresenta característica como: dor para urinar, aumento da frequência e urgência urinária, associadas a sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

A infecção urinária é comum em mulheres e, em geral, não apresentam uma doença de maior gravidade. Mas tratá-la é muito importante, já que sem os devidos tratamentos ela pode complicar o comprometimento dos rins.

Outro problema comum que desencadeia na população feminina é a endometriose, em estágios avançados pode causar dor ao urinar.

Lembre-se: as cores de urina ou aumento da frequência urinária isoladas não estão diretamente ligadas a problemas de saúde. Já que isso acontece também pelo uso de medicamentos e aumento da ingestão de líquidos. Mas, caso tenha dúvidas, não hesite em procurar ajuda médica.

Texto: Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »