Filho mimado: saiba reconhecer as atitudes mais comuns

Muitos pais passam por isso e muitos ainda vão passar, sabe o que é? A dúvida: “estou acertando na educação e não estou deixando meu filho mimado”? A incerteza é completamente normal, principalmente naqueles que são pais de primeira viagem. Afinal, educar uma criança não é nada fácil e é uma responsabilidade muito grande.

Filho mimado.

As dúvidas geralmente aparecem pois há um conflito de gerações. Aqueles pais que foram educados à maneira antiga, de forma rígida e ditatorial, querem que seus filhos cresçam e aprendam as lições da vida de uma forma mais suave e agradável. Já outros, muito animados com a chegada do primeiro filho, cercam a criança com extremo carinho e cuidado.

Esse cuidado extremo é onde “mora” o grande perigo. Todo mundo sabe que você ama seu filho, não há dúvidas nessa questão. É preciso ter muito cuidado com esse excesso de amor, pois eles podem interferir na educação da criança. Segundo especialistas, crianças mimadas têm mais dificuldade de lidar com as frustrações da vida. Então, atente-se aos sinais que um filho mimado dá.

Sinais – filho mimado:

  1. Ele sempre tem razão?

Se você acha que seu filho está sempre certo, independente da situação, esse pode ser um grande indício de que você está mimando muito seu filho. Quer um exemplo? Quando pais são chamados na escola por conta do comportamento da criança e já chegam “armados” contra os professores, com o pensamento de que se tem algo errado na situação, com certeza não pode ser seu filho.

Na educação da criança é muito importante que haja limites, não permitir tudo é essencial para o desenvolvimento dela. Sem a consciência dos limites que ela tem, a criança pode ser exposta a grandes riscos e dificuldades no futuro.

2 – Ele não consegue tomar decisões sozinho?

Se seu filho não consegue tomar nenhuma decisão sem consultar você antes, pode ser um sinal de que ele está sendo protegido demais. Quando os pais deixa com que eles tomem decisões sozinhos, os ensina a fazer escolhas responsáveis. Então, habitue-o a decidir as coisas desde pequeno. Comece com qual roupa usar, que livro ler e à medida que ele for crescendo, terá mais facilidade para tomar suas decisões.

3 – Ele tem dificuldade em dividir?

Uma maneira mais fácil de driblar o egoísmo, é estabelecer maior autonomia às crianças. Dessa forma, elas resolverão situações de conflito sem precisar da ajuda constante dos pais. Na escola ou até mesmo entre os amigos, incentive atividades onde as crianças precisam trocar os brinquedos ou materiais, dessa forma elas aprendem a compartilhar.

4 – Ele não sabe esperar?

Geralmente uma atitude de um filho mimado é não saber esperar até que seu desejo seja atendido. E isso resulta em crises de choro, nervosismo, birra e até mesmo drama na hora de conseguir o que quer. Isso pode significar que ela não está habituada a esperar para conseguir algo, consegue tudo quando quer e como quer. Por isso, tenha muito cuidado.

Não atenda seu filho sempre na hora que ele deseja, não pare tudo o que estiver fazendo para satisfazer as vontades dele. Explique, com bastante carinho, que nem tudo pode ser feito na hora que ele quer. Porque na realidade, a vida não é assim. Dessa forma, você o prepara para outras situações da vida.

Texto: Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »