Dicas de Maquiagem – O Guia Completo – 100 dicas

A maquiagem é uma das armas mais poderosas que uma mulher tem. Ao fazer o uso correto dela, é possível destacar nossos pontos mais bonitos e esconder aquelas imperfeições “chatinhas”, que às vezes nem estão tão expostas, mas que incomodam na mesma proporção.

100 dicas de maquiagem - se maquiando.

Para fazer com que ela seja extremamente eficaz e não nos decepcione, existem alguns segredinhos básicos. O lado ruim disso é que eles não são revelados facilmente, por isso, vamos ajudar você com as dicas mais básicas, relevantes e mais importantes para ter um resultado excelente. Preparamos um tutorial que vai desde a preparação da pele ao toque final. Siga nossas dicas e você conseguirá elaborar sozinha a maquiagem ideal para você.

100 dicas de maquiagem

#NoRosto

1 – Você sabia que é possível afinar o rosto apenas usando maquiagem? É simples. Aplique uma base escura abaixo do osso da maçã, espalhe com os dedos ou pincel, depois aplique pó compacto para eliminar a oleosidade e acrescente o blush no mesmo local em que a base foi aplicada (abaixo do osso da maçã). Ao fazer isso, o blush afina o rosto.

2 – Também é possível diminuir a testa, deixar as bochechas mais finas e o nariz também, basta utilizar uma base em bastão ou pó compacto que seja de cor mais escura que sua pele. Você pode saber mais sobre essa dica assistindo ao vídeo da Juliana Goes aqui:

3 – Se você tem bochecha cheinha, uma opção é utilizar um blush marrom e iluminadores. A combinação dos dois disfarça a bochecha.

4 – Outra dica importante para quem tem bochechas mais cheias, é dar destaque aos olhos na hora de fazer a maquiagem.

5 – A blogueira Camila Coelho também dá dicas de como afinar o rosto com base, pó, blush e iluminador. Confira as dicas de maquiagem: 

6 – Agora, se o que você quer é diminuir o queixo, a dica é que você use uma base de tom mais escuro na região.

#NaPele

7 – Antes de qualquer coisa, é preciso ter uma boa pele para uma boa maquiagem. Então, cuide da sua. Limpe-a, tonifique e hidrate sempre, antes de qualquer coisa.

8 – O melhor produto para disfarçar olheiras, são os corretivos. Na hora de escolher a cor, opte por um tom que seja mais claro que sua base. Depois de passá-lo, termine com base e pó. Só tome cuidado para não exagerar.

9 – Se suas olheiras ficam muito evidentes, evite corretivos escuros, máscara para cílios comum, sombra nas cores azul, berinjela e lilás; tente também não passar lápis preto dentro dos olhos.

10 – Um erro muito comum das mulheres é optar por corretivos muito mais claros. Entenda: a cor ideal é que um tom mais claro que sua base, apenas um tom. Se você opta por tons muito claros, ao invés de esconder as olheiras, você apenas dará mais destaque à elas.

11 – Para disfarças as olheiras, há dois tons ideais: rosados ou tom pêssego. Numa visão geral, as peles mais claras escondem as olheiras melhor com tons rosados iluminados e as peles morenas se saem melhor com o tom pêssego.

12 – Quer parecer corada? Aplique o blush nas maçãs do seu rosto. É simples, dê um sorriso em frente ao espelho. As partes do rosto que ficarem mais salientes é onde o blush deve ser aplicado. Mas cuidado, rostos muito redondos podem ter resultados não muito legais. Além disso, tenha cuidado com exageros.

13 – Para deixar o rosto mais fino, existe a maneira correta de passar o blush. Faça a famosa boca de peixinho, a parte do rosto que ficar mais “murcha” é onde o blush precisa ser aplicado. Aplique o produto entre o canto da boca e as orelhas e esfume bem. Dessa forma, seu rosto não ficará marcado.

14 – Antes de aplicar o corretivo e a base, aplique o primer. Ele faz com que a aplicação do corretivo e da base sejam mais fáceis. Além disso, hidrata a pele e corrige algumas outras imperfeições.

15 – Ao escolher a cor da base e do pó, não escolha tons nem claros, nem escuros. Opte por aquela cor que seja ideal para sua pele. Nada de testar a cor na mão, teste na pele entre o rosto e o pescoço. A cor precisa ser boa para os dois lugares.

16 – Para ter um aspecto mais natural no dia a dia, use pó com a esponja seca.

17 – Se você for usar o pó a noite, a esponja por estar levemente umedecida. Dessa forma, ela trará um pouco de brilho para a pele.

18 – Nada de deixar cada parte do rosto de uma cor, ein? Pescoço, rosto e colo devem estar na mesma cor. Quando expostos, aplique maquiagem em ambos.

19 – Se você quer desviar os olhares de suas ruguinhas, dê um “up” em sua sobrancelha e nos olhos. Passe lápis preto ou marrom forte nos olhos e finalize a make com um batom escuro.

20 – O grande problema da pele mais velha é mostrar as linhas de expressão e a flacidez. Para escondê-las, opte por uma base mais cremosa, que deixa a pele bem hidratada. Outra dica é: faça um delineado nos olhos e na boca bem suave.

21 – Se você quer disfarçar os sinais de envelhecimento, opte por tons opacos, nunca cintilantes.

22 – Para parecer mais jovem, é preciso investir em alguns truques. Assista a este vídeo e aprenda a preparar a sua pele de uma forma que ela pareça mais jovem: 

23 – Tem o hábito de comprar produtos pela internet? Se comprar uma base e ao abri-la, perceber que é mais escura que seu tom de pele, nem tudo está perdido! Misture um pouquinho de hidratante facial e use normalmente. O efeito não será o mesmo, mas ficará bem semelhante a base normal.

24 – Você sabia que seu pincel de esfumar sombra também pode ser usado para aplicar o corretivo? Ele dá um resultado mais suave à aplicação.

25 – Se sua pele é manchada, descarte as bases líquidas.

26 – Se você tem a pele mais oleosa, não opte pelas bases cremosas. Apesar de elas serem muito boas e cobrirem qualquer imperfeição.

27 – Falando em peles oleosas e mistas, o pó-base é ótimo para esse tipo de pele. Ele dá a cobertura de base e acabamento de pó. É uma ótima opção.

28 – A base em pó, mais conhecida como pancake, dá 100% de cobertura, mas o problema é que ele realça as linhas de expressão.

29 – Tem sardas? Deixe-as natural e não tente escondê-las. O resultado, muito provavelmente, ficará artificial.

30 – Se você tem pequenas manchas e espinhas que quer esconder, escolha o corretivo de bastão, ele é ótimo. Mas, quando aplicado na região dos olhos, realça as linhas de expressão. Nessa área, opte por um tipo mais cremoso do produto.

31 – Corretivos a lápis: use-o em áreas pequenas, como manchas e espinhas.

#NoNariz

32 – Dica para afinar o nariz: use um corretivo mais claro ou iluminador. Aplique-o no alto do nariz, até um pouco antes da ponta, em linha reta.

33 – Outra dica para deixar o nariz mais fino: aplique um pó dois tons mais escuros que seu tom de pele nas laterais do nariz e ilumine a pontinha com uma cor mais clara. Para pessoas de pele clara, o ideal é usar tons rosados. Já aquelas que tem pele morena ou negra, pode optar por um tom marrom ou bronze para passar nas laterais. Para iluminar, use sempre um produto da mesma cor, só que em tons mais claros.

34 – Se você não tem o pó mais escuro que seu tom de pele, pode optar pelo blush um pouco mais escuro. Passe o blush nas laterais, indo do canto interno das sobrancelhas até as abas do nariz.

#NosOlhos

35 – Para aumentar os olhos: use sombras claras e passe lápis de olho no lado externo dos cílios superiores e inferiores.

36 – Agora, se você quer diminuir os olhos, passe sombras e lápis em cores mais escuras na parte interna dos cílios superiores e inferiores. Veja mais dicas neste vídeo: 

37 – Outra dica para aumentar os olhos: aplique lápis bege na linha d’água, contorne a parte externa dos olhos com lápis escuro e depois esfume com uma sombra um pouco mais clara que o lápis. Use lápis bege ou cor da pele, pois o branco deixa o resultado muito artificial.

38 – Você sabe o que é côncavo? É o contorno da pálpebra. Para encontrar o seu, é só passar o dedo e sentir onde “afunda” o olho. Fica entre a pálpebra e o ossinho em volta dos olhos.

39 – Para aumentar o tamanho dos olhos, aplique uma sombra marrom clara levemente acima do côncavo, esfumando em direção às sobrancelhas (mas não chegue até elas).

40 – Quer usar o delineador para aumentar os olhos? Faça um traço bem fininho.

41 – O rímel também pode ajudar você na hora de deixar os olhos maiores. Aposte naquelas que alongam e capriche na aplicação. Vá da raiz até as pontas nos cílios superiores, nos cílios inferiores aplique em todo o comprimento também.

42 – Para deixar seu cílios mais longos e volumosos, tenha paciência. Aplique uma camada da máscara, espere ela secar, aplique novamente e assim por diante.

43 – Uma ótima opção para aumentar os olhos e que se encaixa perfeitamente em uma make mais elaborada, são os cílios postiços. Opte por aqueles que são mais longos e menos volumosos.

44 – Se seus olhos são muito próximos, temos dicas para separá-los com maquiagem. Deixe os cantos externos superiores e inferiores, utilizando uma sombra preta ou marrom. Depois, use um lápis da mesma cor próximo aos cílios inferiores e superiores, do centro para fora (não precisa passar nele todo).

45 – Quer disfarçar olhos caídos? Primeiramente, dispense o lápis nos cílios inferiores. Depois, aposte nas sombras escuras, como preto, marrom, verde-escuro ou azul-petróleo e passe-as rente à raiz dos cílios.

46 – Tem olhos pequenos e pálpebras gordinhas? Então, sua make deve valorizar seu côncavo e a parte interna dos olhos.

47 – Seus olhos são separados e você quer aproximá-los? Também é possível. Com uma sombra escura, esfume o canto interno do olho. Utilize lápis marrom ou preto bem rente aos cílios superiores e inferiores, mas passe-o somente da parte interna até o centro do olho.

48 – Na hora de aplicar o curvex, aqueça-o levemente com o secador. Isso fará com que ele modele os cílios melhor.

49 – Você também pode experimentar usar o curvex de formas diferentes. 

50 – Na hora de passar o rímel, deixa a haste da máscara um pouco torta. Isso deixa aplicação mais fácil e evita que bolinhas apareçam entre os cílios.

51 – Acha que sombra preta é muito forte? Arrisque sem medo! Opte por passa-la na pálpebra e no côncavo use a cor marrom. Isso fará um degradê lindo e mais discreto.

52 – Outro truque que vai ajudar muito você na hora de passar o delineador ou até mesmo a sombra: pegue um pedaço de fita (você pode tirar um pouco da cola na mão), cole a fita na diagonal (do canto externo do olho até o final da sobrancelha). Depois que fizer isso, passe sua maquiagem sem medo, nem o delineador, nem a sombra irá borrar.

53 – Se cair um pozinho da sombra no seu rosto, você também pode usar a fita para limpá-lo. Aperte a fita contra a pele com bastante cuidado e depois retire-a.

54 – Temos outra sugestão para o problema de sujeira com as sombras, aplique uma boa camada de pó abaixo dos olhos. Quando a make estiver pronta, use um pincel cheinho para jogar fora o pó em excesso, como se estivesse varrendo-o.

55 – Dica para mulheres que usam óculos: temos um vídeo que vai ensinar você a preparar uma make que dá destaque aos seus olhos, mesmo quando você estiver de óculos e o melhor, pode ser usada durante o dia ou à noite. Confira as dicas de maquiagem: 

56 – Você tem dificuldades para se maquiar, pois não enxerga de perto? Também temos a solução para isso. Assista ao vídeo das dicas de maquiagem e aprenda como se livrar deste problema: 

57 – Dúvidas na hora de escolher a cor da make? Então, entenda: a sua maquiagem não precisa combinar com sua roupa. É preciso que haja apenas uma harmonia entre elas. Se você está com muita estampa, flores, etc, opte por uma maquiagem neutra e isso vai equilibrar seu visual.

58 – Quer uma maneira fácil e bonita de usar sombras? Escolha duas cores: uma clara e uma escura. Aplique a clara no canto interno do olho e a escura no canto externo, isso criará uma fusão entre elas.

59 – Para o dia a dia ou ambientes de trabalho, opte por sombras mais discretas e neutras. Deixe os brilhos e cores fortes para a noite.

60 – Quer que a sombra dure mais? Na primeira camada, passe uma sombra cremosa, depois aplique a sombra em pó. Isso fará com que ela dure bem mais do que se você passar apenas a sombra em pó.

61 – Outra dica que vai ajudar você a ter uma sombra bonita por mais tempo: umedeça levemente o pincel antes passar a sombra. Além de fazer com que ela dure mais, a sombra terá uma cor mais intensa.

62 – Sobrancelhas bem delineadas são fundamentais para deixar você mais bonita e valorizar seus traços. Aposte nisso.

63 – Os lápis para sobrancelhas, quando usados corretamente, dão um ar natural e bonito. Por isso, use-os com leveza, sem deixar muito carregado.

64 – Tem falha na sobrancelha? Preencha-a com uma sombra um tom mais claro do que os pelos naturais. Por exemplo, se sua sobrancelha é preta, utilize um marrom escuro para preenche-la.

65 – Se você tem olhos proeminentes, evite sombras de cores fortes ou cintilantes. As mais discretas, como neutras e sem brilho, são as mais indicadas.

66 – Outra opção para quem tem olhos proeminentes: aplique sombra clara abaixo da sobrancelha e crie um contraste aplicando sobra escura sobre as pálpebras.

67 – Substituir a sombra por gloss está permitido, sim. E fica super modeno.

68 – Dica para passar o delineador sem borra: faça uma marca com um lápis marrom ou preto de onde você vai passar o delineador. E só depois de fazer essa marca, passe-o.

69 – Se acontecer de você coçar o olho e borrar a sombra cremosa, aproveite os acúmulos que ficam nas dobras do olho (nas pálpebras) e retoque a maquiagem.

70 – Dica para o esfumado perfeito: passe a sombra bronze-escuro nas pálpebras e esfume. Depois passe a sombra preta bem rente ao cílios e esfume novamente.

71 – Dica para as loiras: evite o tom azul-celeste. Ele envelhece o olhar.

72 – Ruivas: evitem tons rosados na hora de preparar a make. Aposte em tons de verde, azul-marinho e marrom.

73 – Os olhos pretos combinam com todas as cores. A única dica é fugir um pouco do cinza, pois essa cor apaga o olhar.

74 – Make noturna para olhos azuis: aposte no preto ou no marrom esfumado, essas cores destacam o olhar, deixando-o lindo.

75 – Cores que apagam o olhar dos olhos verdes: branco, azul, prata, cores claras e tons pastel, evite-os.

76 – Tem olhos castanhos? Use e abuse das sombras tons de pêssego, marrom, preto, salmão, berinjela e verde ocre. Dourado, bronze e tons de chocolate também realçam o olhar. Para a noite, pode investir no brilho.

77 – Se você tem bastante olheira, fuja das sombras azuis. Elas realçam ainda mais este problema.

78 – Está na dúvida de que cor de sombra passar? Aposte no marrom, nunca é um erro.

#NaBoca

79 – Quer dar volume aos lábios? Faça um novo contorno com o lápis de boca e preencha com um batom da mesma cor do lápis.

80 – Quer diminuir o volume dos lábios? Apague o contorno natural dos seus lábios com corretivo e depois preencha com batom.

81 – Dica para o batom durar mais: passe o batom, beije um papel ou lenço para tirar o excesso, depois aplique uma camada de pó facial na boca e termine com mais uma camada de batom.

82 – Outra dica para fazer o batom durar mais: antes de passar o produto, aplique base e depois pó sobre a boca. Feito isso, contorne os lábios com lápis de boca e aplique o batom com um pincel. Assista a um vídeo de algumas dicas de maquiagem que ensina esse procedimento: 

83 – Para seu batom durar mais: passe um pouco de hidratante nos lábios e uma leve camada de pó compacto. Faça o contorno da boca com lápis e preencha com batom (sempre na mesma cor do lápis). Ou você pode optar por um 24 horas, a Maybelline tem.

84 – Para não errar na hora de escolher a cor do batom: sempre que a make estiver mais carregada nos olhos, opte por batons mais claros ou neutros e vice-versa.

85 – Para mulheres com olhos pretos: aposte nos batons com cores laranja fechado, vermelho-amarronzado e marrom. Ficam lindos!

86 – Para mulheres com olhos azuis: no dia a dia, aposte em batons com tons rosa e nude. Já para a noite, é válido usar um vermelho bem quente.

87 – Batons com tons de rosa ficam lindos para mulheres de olhos verdes.

88 – As mulheres de olhos castanhos têm muitas opções em cores de batons. Tons de rosa, nude, bege clarinho, ficam ótimos. Mas isso não impede de apostar – também – no vermelhão.

89 – Lábios carnudos combinam com batom e gloss nos tons rosa e pêssego.

90 – Se você tem lábios finos, aposte no gloss. O brilho e, principalmente as clores claras, aumentam o volume dos lábios.

91 – Se seus lábios são assimétricos, aposte em tonalidades neutras. Dica: é possível igualar os lábios usando um lápis de boca.

92 – Se você comprou um batom e na hora de passa-lo achou a cor muito forte, temos uma dica pra você. Aplique um pouquinho de corretivo em cima dele, espalhe com o dedo para que a cor fique bem misturada.

93 – Lábios mais volumosos com canela: misture uma colher de canela em pó com um produto labial que seja de sua preferência (pode ser manteiga de cacau, vaselina ou algum outro). Coloque a mistura em seus lábios e aguarde alguns minutos. Seu lábios vão começar a formigar, sendo assim, tire a mistura com água.

94 – Para deixar seus lábios hidratados, use um pouco de Balm ou manteiga de cacau antes de dormir.

95 – Está incomodada com algumas rugas no rosto? Opte por maquiagem que esconda esses detalhes. Nos lábios, utilize bastões menos cremosos.

#ParaRemover

96 – Se a maquiagem está difícil de sair, molhe um pedaço de algodão na água morna e passe com delicadeza nos olhos. Isso ajudará você (e muito!).

97 – Outra opção é usar o shampoo da Johnson’s na hora de tirar o rímel a prova d’água. Use-o como se fosse um sabonete líquido, com muita delicadeza.

98 – Há um meio de limpar pequenas borradas sem muito estresse. Pegue um algodão, molhe-o com um pouquinho de hidratante corporal e passe na parte borrada. Essa é uma dica que é preciso ter muito cuidado, já que é preciso saber se você não possui alergias.

#CuidadosComAMake

99 – Quer aprender a limpar e secar seus pincéis? Assista ao vídeo e confira:
O shampoo da Johnson’s também pode ser usado para este procedimento.

100 – Sua maquiagem em pó caiu e quebrou? Calma! Molhe ela dentro da embalagem, deixe-a compacta novamente e espere secar.

Gostou das 100 dicas de maquiagem? Comente e compartilhe!

Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »