Unhas encravadas: dicas para tratar e evitar

Elas doem, são incômodas e muitas vezes aparecem mês a mês. Sabe do que estamos falando? Isso mesmo, das unhas encravadas. Muitas pessoas se ocupam reclamando desse problema recorrente e se esquecem que com alguns cuidados, é possível tratá-las e até mesmo evitá-las. Abaixo, listaremos algumas dicas que serão muito úteis para você fazer a partir de hoje, para que seus pés fiquem lindos.

Dicas - unhas encravadas.

Dicas – unhas encravadas

1 – Corte-as em formato quadrado.

Se você cortar muito os cantinhos da unha, a pele ocupa essa região cortada. Quando a unha começar a crescer, ela fará pressão no dedo e terminará de uma única forma: encravada.

2 – Sempre que cortar as unhas, lixe-as.

O que faz com que as unhas encravem são as pontinhas que ficam, pois o corpo reconhece-as como um corpo estranho, resultando na inflamação. Então, não se esqueça, sempre lixe as unhas após cortá-las.

3 – Não tire totalmente a cutícula.

Nós sabemos que ela incomoda, mas a cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias. Quando você a tira completamente, sua unha se mantém muito exposta.

4 – Diga não aos calçados apertados.

Os sapatos apertados, principalmente os de bico fino, exercem uma grande pressão nos cantos das unhas, criando um processo inflamatório e fazendo com que elas encravem.

5 – Mantenha sempre a higiene dos pés.

Ao deixar os pés limpinhos, você evita que ocorra a invasão de fungos e bactérias. Então, limpe-os bem, principalmente debaixo das unhas.

6 – Preste atenção em sua postura.

Manter a postura correta na hora de andar é muito importante. Por que? Se você exercer pressão em partes específicas dos pés, isso pode fazer com que o esforço recaia sobre seus dedos e que haja uma mudança no crescimento das unhas, aumentando os riscos de encravá-la.

7 – Conserte os erros.

Cortou a unha muito curta ou em formato errado? Calma! Lixe-a com atenção e não deixe pontas sobrando.

8 – Nada deu certo, e agora?

Algumas pessoas possuem um problema chamado de unhas encravadas congênitas, o problema ocorre justamente pelo formato da unha. Se esse for o seu caso, procure um podólogo ou médico especializado para que ele indique o melhor tratamento.

9 – Deixe seu pé respirar.

Se você usa muito calçado fechado no dia a dia, reserve um tempo para utilizar calçados abertos. Deixar com que as unhas respirem é uma das melhores formas de mantê-las saudáveis.

Para tratar unhas encravadas em casa

1 – Deixe o pé de molho em uma água quente (que dê para você colocar o pé, sem se machucar) por volta de 15 a 20 minutos.

2 – Enquanto seu pé estiver embaixo d’água, massageie a lateral do dedo.

3 – Seque o pé e depois repita o procedimento várias vezes ao dia.

4 – Deixe o pé de molho para ajudar na hora de cortar sua unha, pois isso fará com que ela amoleça. Corte-a em linha reta.

5 – Reduza a pressão sobre o dedo. Como? Levante o canto da unha com uma lima de metal ou palito e coloque um pedacinho de algodão entre a unha e a pele.

6 – Passe pomadas antibióticas, tampe a unha com bandagem ou faixa, para mantê-la seca e limpa. Dessa forma, você evitará que a unha infeccione.

Gostou das dicas para unhas encravadas? Comente a seguir!

Raiane Ribeiro.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »