Início Casamento e Festas Ceia de Natal: dicas e sugestões para você se inspirar!

Ceia de Natal: dicas e sugestões para você se inspirar!

0
COMPARTILHAR
Ceia de Natal.

Ceia de Natal.

Tudo precisa ficar perfeito, mas isso não quer dizer que precise ser um jantar extravagante. O mais simples e tradicional às vezes é muito melhor que o exagero.

Para ajudar você a montar uma ceia simples e bonita, reunimos algumas dicas super úteis, confira (no final também apresentamos alguns vídeos de pratos típicos):

Dicas para a Ceia de Natal

Conheça o gosto dos convidados

Se você conhece bem os gotos de cada convidado, prepare o cardápio de acordo com o que cada um prefere comer. Não vale a pena preparar todas as comidinhas tradicionais se a maioria dos convidados não comer aquele tipo de alimento. Lembre também de dar atenção especial às particularidades de cada um.

Vegetariano na família ou restrições especiais

Se um dos seus convidados for vegetariano, por exemplo, lembre-se de preparar algo que se adeque à alimentação dele. Não se esqueça também dos intolerantes a glúten ou leite.

Variedade para agradar todos os paladares

Se a ceia for para uma família maior, e você não conhecer o gosto do pessoal, prepare a ceia com variedade, podem ser porções menores de mais tipos de alimentos, o preço vai ser o mesmo e o sucesso da ceia estará garantido.

Para a entrada e acompanhamento

Para a entrada você pode optar pelos pãezinhos e patês, ou então pelas saladas. No caso das saladas é melhor ter alguma opção não temperada, afinal muita gente não se dá bem com determinados temperos.

Como acompanhamento os cereais são a melhor opção. O arroz pode ser preparado de diversas maneiras e é ótimo com muitos ingredientes, como ameixas secas ou uvas-passas. Massas e farofas também podem ser apresentadas como opções aos convidados.

Prato principal

Como é de costume, o prato principal da ceia de Natal é o peru assado. O prato ao redor sempre deve estar bem decorado, pode ser com pimentões, frutas ou saladas. Use seu bom gosto e a criatividade!

Mas é importante cogitar uma segunda opção para o caso de algum convidado não comer carne, ou o peru especificamente. A dica é o assado de glúten, que substitui muito bem o peru (e a carne, para os vegetarianos). Observação: glúten não faz mal, as embalagens só citam se tem ou não esse ingrediente porque algumas pessoas são intolerantes (como tem pessoas que são alérgicas ao leite).

Decoração

Engana-se quem pensa que a decoração natalina deve estar limitada ao pinheirinho e às luzes. A sala de jantar, ou cozinha, também precisa estar bem decorada para a ceia ficar perfeita.

Velas, bolinhas natalinas, arranjos em prata, dourado, verde ou vermelho, tudo que vai à decoração da casa pode aparecer na mesa se for feito com bom gosto e não poluir o visual.

Mesa de Natal - talheres. Decoração mesa de Natal.

Sobremesas

As frutas, que também são indispensáveis na ceia de natal, podem fazer parte da decoração, além deles, os doces e biscoitos, bem confeitados e servidos como sobremesas dão um visual bonito e mostram o cuidado do anfitrião com a preparação de cada detalhe.

Lembrancinhas

Se a ceia de Natal for para alguém além do pessoal da sua casa, porque não deixar uma lembrancinha desse dia para cada um? Você pode ser bem criativo nessa hora e deixar cada lembrancinha marcando o lugar onde o convidado deve se sentar.

Se a sua ceia for um pouco mais íntima, vale optar por complementar a decoração com um objeto que lembre uma história que viveu com seus convidados, fotos de outros natais que passaram juntos ou um CD do artista favorito de vocês tocando no lugar da tradicional música natalina.
Lembrança de Natal. Lembrancinha de Natal. Lembrancinhas para a ceia de Natal.

Como preparar a ceia de Natal completa (inclusive o peru)

Dica Carrefour: ceia por R$ 100 – família um pouco maior

Dica Carrefour: ceia por R$ 50 – para 4 pessoas

Panetone com sorvete + petisco de árvore de Natal

Faça você mesma(o): enfeites para a mesa de Natal

Aprenda a fazer: árvore de frutas e Papai Noel de morango!

Dicas do blog Presunto Vegetariano: Seitan (“carne” de glúten)

Larissa Santos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comente!
Nome