Frutas maduras: dicas de como escolher bem

A forma de verificar se uma fruta está no ponto varia, portanto é preciso ficar atento para não acabar com uma fruta verde ou estragada na sacola. Se você sofre com a dúvida sobre quais são as frutas maduras, seja na hora da feira ou no supermercado, acompanhe essas dicas incríveis para nunca mais errar na compra:

Dicas – frutas maduras

Abacate:

Abacate.

Fique de olho na casca, ela precisa ser relativamente lisa e o tom esverdeado deve prevalecer. Experimente apertar a fruta levemente, ela deve estar macia, mas se estiver muito mole pode indicar que tenha passado do ponto. Tome cuidado também com manchas pretas, algumas são comuns, mas em excesso significam que a fruta já amadureceu demais.

Abacaxi:

Abacaxi.

A cor é sempre uma aliada na hora de verificar se a fruta está madura, e com o abacaxi não é diferente. A casca precisa ser de um tom dourado acastanhado, inclusive na base, que não deve apresentar nenhum tom esverdeado. Vale também cheirar a fruta, se tiver um aroma adocicado está pronta para comer.

Ameixa:

ameixa

A casca deve ter uma textura macia, mas não em excesso. Se estiver mole o ou dura demais está passada ou verde, respectivamente.

Berinjela:

Berinjela.

A casca deve estar esticada ao ponto de que, ao apertá-la não fiquem marcas. O chapelinho (parte folhosa da berinjela) deve estar verde, se estiver com aparência amarelada é porque já passou do ponto.

Figo:

Figo.

Dê preferência aos figos de coloração arroxeada, com o aspecto levemente enrugado. Também fique atento à parte de baixo da fruta, se tiver uma pequena abertura é porque está no ponto. Tome cuidado para não adquirir figos moles em excesso, que estejam se desmanchando, pois esses já passaram do ponto.

Fruta do Conde:

Fruta do Conde.

A cor precisa ser um verde claro, e a consistência deve ser macia. Vale ressaltar: macio é diferente de mole. Se a fruta do conde estiver mole, não está própria para consumo.

Manga:

Manga.

A manga quando madura possui um aroma adocicado. Além disso, a regra de maciez também vale para essa fruta, apalpe levemente, se ceder um pouco está pronta para ser consumida.

Meloa e Melão:

Meloa e melão.

O aroma da meloa deve ser adocicado, mas não em excesso. Se estiver com um cheiro doce demais, significa que já passou do ponto. Pegue a fruta em sua mãos, deve senti-la pesadinha. Além disso, você pode apalpá-la, se estiver levemente macia, já está pronta para ser cortada.

Para o melão, a melhor dica é apertar levemente o “umbigo da fruta”, se ceder um pouco já está madura. Cuidado com cascas pegajosas, pois significam que já passou do ponto.

Melancia:

Melancia - frutas maduras.

Pode parecer estranho, mas a melhor maneira de saber se a melancia está madura é batendo nela com uma força um pouco maior do que o comum ao tratar com frutas. Isso se deve ao fato de que, se o som for oco, a fruta está realmente presa à casca, o que significa que está madura. Se ao bater na fruta, ouvir algo batendo de um lado para o outro, significa que está solta, e passou do ponto. O peso também influencia, pois quanto mais pesada estiver, mais doce será. Também vale observar se a fruta possui algum ponto amarelado na casca, se tiver é um bom sinal.

Milho:

Milho.

O milho maduro é reconhecível principalmente pela cor da casca, precisa ser bem verdinha, pois se estiver amarelada significa que está passado. Os fiozinhos devem estar bem presos à espiga, e quanto maior o grão melhor.

Morango:

Morango.

Nada de apalpar, pesar ou bater nos morangos. O processo com estas frutas maduras é um dos mais simples: devem ser bem vermelhas e cheirosas.

Pêssego:

Pêssego.

O pêssego maduro, geralmente, é amarelo de um lado e vermelho de outro. É importante procurar por vestígios de verde próximos das extremidades da fruta, se não encontrar nenhum, a fruta está no ponto.

Tomate:

Tomate - frutas maduras.

O tomate quebra a regra de maciez, com ele se a fruta estiver durinha, significa que está no ponto, mas se estiver levemente macia também não é um problema. Evite os tomates muito moles, pois já estão apodrecendo.

Agora você já sabe como identificar frutas maduras e não ter problemas na hora de comer!

Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »