Vacina contra a dengue chega ao Brasil e promete ajudar no combate

A vacina contra a dengue chegou ao Brasil e já teve sua primeira leva de aplicações. A rede pública do Paraná foi escolhida para distribuir a vacina a seus habitantes, após uma pesquisa que demonstrou grande quantidade de infecção no local.

Vacina contra a dengue.

Tem custo?

A vacina tem custo de R$100, mas foi distribuída gratuitamente à população após a decisão do estado de bancar a prevenção. A ideia é que, caso seja comprovada a eficácia no estado, a distribuição das vacinas seja estendida a toda a rede pública nacional.

Faixa etária – vacina contra a dengue

 A faixa etária para a vacinação na maior parte do estado será de jovens entre 15 e 27 anos, no entanto, em dois municípios ela será mais abrangente: dos 9 aos 44 anos. Isso se dá devido ao grave domínio do mosquito na cidade. São necessárias três doses para que o medicamento atinja seu potencial de proteção, e espera-se que haja uma diminuição da proliferação do mosquito, já que o número de alvos será menor.

Acredita-se que, com o sucesso da experiência e extensão ao restante do país os casos de dengue caiam cerca de 81% após cinco anos de campanha, ocorreriam menos 169 mortes e 300 mil casos de infecção.

Será distribuída de forma gratuita?

Apesar de trazer uma nova esperança no controle da doença, a vacina contra a dengue ainda precisa ser estudada e melhorada para combater todos os tipos de infecção causadas pelo mosquito. Além disso, o preço do medicamento é mais alto do que os cofres públicos podem pagar, o que pode ser um empecilho na distribuição nacional das vacinas. Porém em algumas localidades podem ser encontradas, procure um posto de saúde e peça mais informações.

Nas clínicas particulares brasileiras, a vacina começou a chegar no mês de julho, e custa cerca de R$132,76. Ainda não existe previsão para a distribuição pública da vacina e acredita-se que antes de 2018 não haverá sinal de novas campanhas públicas de vacinação contra a dengue.



Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »