Festas de final de ano: dicas super úteis

Na contagem regressiva para as festas de final de ano, vamos conferir algumas últimas dicas super úteis para deixar tudo prontinho.

Festas de final de ano.

Dicas – Festas de Final de Ano

Centro de mesa:

Uma decoração típica e simples, mas que faz toda a diferença na mesa de natal, o centro de mesa pode ser feito em casa mesmo. Basta pegar um jarro de vidro, decorar com uma fita natalina e adicionar uma vela. Em poucos segundos você terá um castiçal natalino perfeito para decorar sua mesa.

Você pode ainda usar enfeites natalinos que já tem em casa para enfeitar o meio da mesa. Se optar por dois castiçais natalinos, pode colocar um afastado do outro e preencher o meio com enfeites natalinos. É fácil e barato.

Para finalizar, você pode optar por capas natalinas para as cadeiras, que dão um toque ainda mais divertido à sua decoração.


Qual assadeira eu devo usar?

Se você costuma preparar por si mesma a ceia de natal já deve ter ficado na dúvida sobre qual tipo de assadeira usar. A dica é simples e muito funcional: para alimentos que precisam de distribuição de calor uniforme e retenção de calor por mais tempo, a assadeira de vidro é a mais indicada. Já para alimentos que precisam dourar, como bolos e cookies, a assadeira de metal é a melhor escolha.

Tipos de facas para preparar a ceia:

  • Faca do chef é a mais indicada para pedaços grandes de carne que serão picadas, cortadas ou filetadas.
  • Faca de pão, como o nome já diz, é indicada para pães, ou alimentos de cascas grossas.
  • Faca para lanche é boa para fazer cortes pequenos e seguros.
  • Faca santoku, apesar de menos conhecida é a ideal para cortar alimentos em cubos. Também pode ser usada para fatiar e picar.
  • Faca para legumes, também como o nome diz, é boa para cortar legumes com precisão. Além disso, também pode ser usada para esculpir e tornear.
  • Faca para queijos e linguiças é a melhor opção para fatiar e servir.

Hora de descongelar! Precisa mesmo demorar tanto?

Não, o descongelamento pode ser muito mais rápido do que parece. Basta tirar a carne congelada da embalagem, colocar vinagre branco sobre a peça toda e deixar o vinagre agir, aumentando a temperatura da carne de dez a quinze minutos. Depois você pode finalizar o descongelamento com água ou no microondas.

Preciso de manteiga macia, mas não sei onde encontrar. E agora?

Não precisa fazer nenhuma maratona pelos mercados da cidade, basta colocar os cubos de manteiga em um recipiente com água e retirar quando estiver no ponto desejado.

Cheiro de tempero nas mãos?

Preparou uma refeição deliciosa, mas não consegue se livrar do cheiro de alho ou cebola nas mãos? Para o cheiro de tempero dizer adeus à sua pele, basta lavar as mãos embaixo da água esfregando-as em um talher de inox.

Descascando o alho:

  1. Coloque os dentes de alho dentro de um pote tampado e sacuda por trinta segundos.
  2. Amasse os dentes de alho com a lateral de uma faca larga.
  3. Coloque a cabeça de alho no microondas por vinte segundos.

Cortando a cebola:

Coloque a cebola no freezer por dez ou quinze minutos, ou na geladeira por duas horas.

Uma segunda opção é cortar a cebola ao lado de uma vela ou de uma vasilha de água quente.

Usando gotas de limão na preparação dos alimentos:

Espremer limão no alimento é um modo clássico de temperar. Mas se você prefere que o limão seja apenas um toque delicado de sabor na sua receita, pode fazer um furo no fruto com palito de dente ou de churrasco.

Depois de temperar seu alimento, basta tapar o furinho com fita adesiva. Assim você vai evitar o desperdício de suco e poderá voltar a usar o limão em outro momento.

Deixando as folhas verdes mais bonitas:

Se as folhas da salada estiverem murchas, o que é comum no calor tropical do Brasil, você pode coloca-las em um recipiente com água e pedras de gelo, tirando apenas quando for preparar a salada.

Evitando que a água da panela transborde:

No momento de cozinhar os alimentos da ceia, coloque uma colher de pau sobre a panela. Isso evitará transbordamentos que causam ainda mais bagunça do que o normal.

Usando o plástico filme sem mistério:

Apesar de ser muito útil, o plástico filme pode enrolar no momento de ser usado. Para um manuseio mais prático guarde-o no freezer, assim ele não vai enrolar e ornará o preparo da ceia mais prático.

Descascando ovos:

Bata os ovos cozidos contra uma superfície dura, fazendo assim com que a casca quebre. Depois é só ir puxando os pedaços quebrados de casca de ovo e vai conseguir descascá-los com perfeição.

Descascando manga, kiwi e morango para drinks e doces:

Para tirar a manga da casca, você pode usar um copo. Afunde a boca do copo na fruta, de modo que a polpa da frute passe para dentro dele, deixando a casca para fora.

Para o kiwi, corte ambas as pontas e use uma colher para retirar a polpa.

Já para o morango, que precisa apenas que a parte do meio e do cabinho seja retirado, use um canudo passando-o da pontinha até a outra extremidade, assim você não vai precisar cortar a fruta.

Mantendo formigas longe dos doces:

Quem nunca preparou um doce com todo amor e, no final, teve ele atacado por formigas?

Para evitar esse desperdício, coloque a superfície com o doce em cima de um prato com água. Assim as formiguinhas vão ficar bem longe da sua sobremesa.

Aposte em doces que você já sabe que são aprovados pelos convidados:

Se na hora do preparo da sobremesa bater aquela dúvida, aposte em um doce conhecido pela família ou amigos, assim você não corre o risco de se dedicar demais e não agradar.

Gelando as bebidas com rapidez:

Use um recipiente de inox, e intercale camas de gelo com camadas de sal. Coloque as bebidas quando tiver feito a primeira camada de gelo e sal. Tape as bebidas com gelo e sal novamente. Por fim adicione um pouco de álcool em cima de tudo.

Já para gelar as bebidas nos copos, você pode optar por grãos de uva congelados, no lugar das pedras de gelo, assim a bebida vai ficar tão gelada quanto, sem correr o risco de aguar.

Travando portas:

Essa dica é de ouro, principalmente para quem tem a cozinha e a sala de jantar separadas por uma porta. Use borrachinhas de dinheiro de uma maçaneta para a outra para evitar que a porta se feche completamente, assim você pode passar facilmente com os pratos nas mãos, sem precisar usá-las para abrir as portas. Isso também evitar que a porta tenha que ficar aberta, mostrando toda a bagunça que fica na cozinha depois de tantos assados, doces e etc.

Sal trancado no saleiro nunca mais:

Não tem coisa mais chata do que tentar salgar a comida e não conseguir tirar o sal do saleiro. Para evitar esse constrangimento, aqueça o sal que irá no saleiro por dois ou três minutos antes de armazená-lo. Assim ele ficará soltinho e pronto para ser usado.

Use velas para decorar:

Como já sugerimos acima, velas podem ser boas opções de decoração, mas aqui vai uma dica básica para acendê-las: Um fio de macarrão. Assim você não corre o risco de queimar a sua mão, e não espalha aquele desagradável cheio de fósforo pela casa.

Presentes caseiros:

Se você está pensando em fazer presentes caseiros, temos algumas sugestões fofas e que podem demonstrar todo o seu capricho na preparação:

    • Velas perfumadas como perfume favorito do presenteado;
    • Água de lençóis, um presente muito delicado, que vai refletir seu carinho em um dos momentos mais relaxantes do dia, que é o momento em que o presenteado deitar para dormir sentindo o aroma do seu presente;

  • Aromatizante de ambientes, também focado na sua presença constante, apesar de sutil, deixa o ambiente escolhido pelo seu presenteado com o aroma que remete à sua memória;
  • Aromatizador de cascas, que é uma variação do aromatizador de ambientes, e pode ser feito na véspera para um agradinho a mais aos seus convidados;
  • Torrões de açúcar também podem ser uma opção fofa de presente, principalmente quando colocados em embalagens fofinhas, ou quando em formatos de corações, por exemplo;
  • Outra sugestão comestível que é super delicada, é oferecer como presente uma lata decorada com a receita de algo que o presenteado gosta, como um cappuccino, por exemplo. Basta colocar todos os ingredientes na latinha e entregar, demonstrando todo o seu carinho por aquela pessoa cujos gostos conhece tão bem.



Bolo decorado com papai Noel:

Uma dica divertida de sobremesa, que pode servir tanto para a ceia como para o almoço do dia seguinte, é preparar um bolo decorado de papai Noel. Você pode usar aquela receita de torta que já está acostumada e decorar com glacê colorido, chantili ou pasta americana, por exemplo. Confira no vídeo o tutorial.



Dicas de cardápios para o Ano Novo:

Confira algumas sugestões de partos saborosos para preparar na festa de Réveillon:

  • Peixe assado;
  • Mousse de chocolate;
  • Pernil;
  • Cookie recheado com creme de avelã;
  • Bacalhau;
  • Lombo suíno;
  • Cuscuz;
  • Maionese de frango;
  • Quindim;
  • Filé mignon ao molho madeira.



Agora com todas essas dicas, inspirações não faltam para você deixar tudo pronto para as festas de final de ano!

Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »