Jantar saudável: dicas para você fazer à noite

A noite preparamos uma das três refeições mais essenciais para o bom funcionamento do corpo, por isso devemos ter cuidado e atenção para tornar o jantar saudável.

Jantar saudável.

O jantar, quando bem preparado traz diversos benefícios à saúde, como melhora no sono, metabolismo regulado e saciedade durante o período do sono. No entanto, quando escolhido de forma pouco prudente pode causar sensação de estufamento e dificuldade para dormir.

Confira as dicas de refeições que separamos para você sempre acertar no cardápio da última refeição do dia:

Dicas jantar saudável

Sanduíches naturais com pão integral e salmão:

Os sanduíches naturais, principalmente aqueles preparados com pão integral, são ótimas opções para a refeição noturna, já que, o pão integral possui fibras que ajudam no funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade para o corpo.

Para complementar seu sanduíche você deve optar por, ao menos, uma fonte de proteína, já que sozinha a farinha branca não é benéfica para o organismo. Uma boa fonte de proteína pode ser o salmão, que é fonte de ômega 3 (benéfico para o sistema neural). Outras opções são o peito de peru ou frango, atum, queijo branco ou cream cheese.

Lembre-se ainda de acrescentar verduras, legumes e azeite, que além de complementarem o sabor são benéficos para o corpo.

Ovos e omeletes:

O ovo é um dos alimentos mais completos para se ingerir em uma refeição, oferecendo muitos nutrientes essenciais. Uma boa opção para introduzir o ovo no seu jantar é prepara-lo em forma de omelete.

Uma omelete saudável leva um ovo completo e três claras, e pode ser complementado com cebola, queijo branco e tomates. Nada de frituras, prepare o omelete sem óleo! Azeite de oliva só depois de pronto.

Sopas e Quinoa:

A quinoa é uma excelente proteína vegetal que pode ser adicionada a sopas, que, por sua vez, possuem poucas calorias e muitos nutrientes. Além disso, quando bem preparada com cereais, grãos e proteínas, a sopa configura uma refeição completa e com grande saciedade.

Lasanha:

Não, você não leu errado. A lasanha, quando preparada de maneira saudável pode ser uma refeição bastante apropriada para a noite, além de manter seu sabor incomparável. Para preparar uma lasanha apropriada para o jantar, opte por massas integrais, queijo branco e para o molho, ingredientes naturais no lugar dos prontos.

Para completar a receita você ainda pode salpicar farelo de linhaça, que completará a necessidade de fibras e dará saciedade.

Frango grelhado:

Troque as carnes ricas em gorduras ruins por grelhado mais saudáveis. O frango grelhado pode ser substituído por peixe preparado da mesma maneira se preferir.

Frutas e vegetais:

Abacaxi, cereja, brócolis e abacate, entre tantas outras frutas e vegetais, são também ótimas opções para um jantar mais fresco e muito saudável. Eles podem ser cozidos com pouco sal – no caso dos vegetais – ou preparados em uma diversificada salada de fruta, por exemplo.

Iogurtes e suco de hortelã:

O iogurte é rico em proteínas e de fácil digestão, além de ser muito saboroso. Outra bebida que pode ser uma opção agradável para o jantar é o suco de hortelã, que tem efeito calmante e ajuda no sono. Você pode, por exemplo, misturar abacaxi com hortelã e obter um suco com os nutrientes da fruta e do chá ao mesmo tempo.

Dicas – Você Bonita – Jantar Saudável

Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »