Melatonina pode ajudar na fertilidade feminina

Melatonina.

A melatonina é um hormônio fundamental ao bom funcionamento do organismo e também pode ser um aliado nos desafios enfrentados por centenas de mulheres, como a endometriose, ovários policísticos, falência ovariana e infertilidade.

O popularmente chamado “hormônio do sono” tem sua produção estimulada pela escuridão, e também pode ser adquirido por meio da ingestão de alimentos, tais como grãos e legumes, mesmo que em quantidades pequenas.

Quando sintetizado esse hormônio se dispersa para as mais diversas áreas do organismo, beneficiando o processo de radicais livres, que possuem envolvimento na questão reprodutiva. Segundos estudos recentes, a melatonina está presente no fluído folicular, propiciando a atividade de sua ação antioxidante e melhorando o ambiente para a formação dos óvulos. Quanto melhor o ambiente no qual os óvulos se formam, melhor será a qualidade do mesmo e maior sua probabilidade de resultar em um embrião saudável.

Além disso, esse hormônio ainda participa da formação dos hormônios sexuais, que possuem papel central insubstituível no processo reprodutivo. Enquanto isso, durante a ovulação, a melatonina tem importante papel em limitar o número de radicais livres, que em excesso matariam células fundamentais para a formação de óvulos e atrofiariam folículos. O mesmo balanceamento de radicais livres também é necessário para a maturação do óvulo e sua capacidade fértil.

Quando falta melatonina no organismo feminino doenças relacionadas ao sistema reprodutor são propiciadas, como a endometriose, por exemplo.

Resumindo tantos termos médicos em palavras mais simples, a melatonina está fortemente ligada à capacidade reprodutiva, chegando a ser considerada a chave do relógio biológico do ser humano.

Melatonina em cápsulas

Por ser crucial ao processo reprodutivo, a melatonina vem sendo utilizada no tratamento contra a infertilidade.

Liberado recentemente no Brasil, o hormônio está sendo utilizado para fabricação de medicamentos utilizados nesse tipo de tratamento. No entanto comprar balas de melatonina por conta própria, além de ser um processo complicado, já que o produto não está à venda em farmácias comuns, não é permitido. O uso de medicamentos que contenham o hormônio é liberado, desde que seja receitado pelo médico responsável por tal tratamento.

Vale ressaltar ainda, que se utilizada de forma irresponsável, sem o acompanhamento médico e sem as instruções do mesmo, a melatonina tem o EFEITO CONTRÁRIO, causando infertilidade nos homens e ausência da menstruação nas mulheres.

Portanto, todo cuidado é válido e necessário, para garantir um tratamento seguro e eficaz.

Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »