Círculo cromático: saiba usar na maquiagem a seu favor

Círculo cromático - maquiagem.

Créditos: Truques de Maquiagem.

Sabe aquele momento da sua produção em que surge a dúvida sobre que cor de sombra utilizar? Muitas vezes acabamos pegando a cor mais óbvia, que combina com alguma peça de roupa ou até com a cor dos olhos. Claro que essas ideias são ótimas, mas com uma ajudinha do círculo cromático você pode conseguir uma nova gama de opções que ficam harmoniosas entre si.

Como funciona o círculo cromático?

O círculo cromático é composto por diversas cores, lado a lado, sendo elas cores primárias, secundárias e terciárias. Além disso, um dos lados do circulo é dedicado às cores frias e o outro às cores quentes. Veja na ilustração:

Círculo cromático.

Agora que você já sabe do que é composto o circulo cromático, basta decidir que tipo de combinação deseja fazer utilizando-o. São três as opções, sendo elas: cores complementares, cores análogas e cores triádicas.

Cores complementares: devem ser escolhidas por seres diretamente opostas no circulo cromático. Escolha inicialmente uma cor como dominante na sua produção e, em seguida, verifique qual é a cor diretamente oposta a ela. Esta deverá ser a cor usada na combinação do seu look ou maquiagem do dia.

Cores complementares.

Créd. Amo Pintar.

Cores análogas: como na combinação anterior, o primeiro passo é escolher uma cor que será dominante e, em seguida verificar quais são as cores diretamente à esquerda, ou à direita da mesma e usá-las na sua combinação.

Cores Análogas.

Créd. Amo Pintar.

Cores triádicas: também a partir de uma cor inicial, vai-se escolher as duas cores que estejam separadas da primeira pela distância de um triângulo e usá-las na combinação.

Dicas:

Cor dos olhos - sombras.

Créd. Bárbara Euro Shopping.

  • Use a cor dos seus olhos como escolha inicial na combinação complementar, assim a cor diretamente oposta a ela pode ser uma opção bastante harmoniosa de sombra;
  • Use as cores da combinação triádicas para diversos elementos da make, como blush, lápis e sombra por exemplo. Não precisa usar todas as cores na produção da sombra;
  • Lembre-se de levar em conta as cores predominantes do seu look, elas podem ser um ótimo ponto de partida para as combinações que você irá conseguir.

Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »