Sutiã que pode detectar câncer de mama está sendo desenvolvido

A prevenção do câncer de mama é assunto em todo o mundo e as pesquisas não param de inovar para evitar a doença. A novidade é que estudantes estão desenvolvendo um sutiã que pode detectar o câncer de mama.

Sutiã - câncer de mama.

De quem é a ideia?

O estudante mexicano Julian Rios Cantu ficou conhecido por dedicar-se a desenvolver um novo facilitador que promete detectar sinais do câncer de mama: um sutiã que o fez vencedor do prêmio de Estudante Empreendedor Global.

Segundo Julian o câncer de mama esteve presente na sua vida desde muito jovem, pois sua mãe tinha pré-disposição genética para a doença e a desenvolveu. Felizmente a mãe de Julian conseguiu superar a condição, mas o fato foi tão marcante que o levou a desenvolver um novo meio de ajudar mulheres que, como sua mãe, precisem de monitoramento constante da saúde mamária.

Como funciona:

A aparência e utilidade básicas são as mesmas de um sutiã comum: ajustam-se aos seios e fornecem suporte. Mas por trás da simplicidade da peça está um plano detalhado de identificação dos primeiros sintomas do câncer de mama.

Com cerca de 200 biosensores o sutiã captura impressões táteis, luminosas e de temperatura, analisando os dados recolhidos e identificando quando eles possuem qualquer divergência do padrão normal.

Após recolher os dados é possível visualizá-los em um aplicativo de celular, no qual todos os dados, durante ao menos uma hora por dia, vão ficar armazenados. O app vai reunir as informações diárias, assim, se houver qualquer alteração significativa dos padrões a usuária já terá o primeiro alerta para procurar ajuda, tornando possível a descoberta da doença nos primeiros mínimos sintomas e facilitando imensamente a cura.

O sutiã já está sendo comercializado?

Após vencer o concurso o inventor recebeu financiamento para continuar a aprimorar as pesquisas. O produto ainda não está no mercado, mas é uma inovação muito promissora que, provavelmente, se tornará aliada de mulheres e médicos nos próximos anos.

Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »