Timidez – TESTE o nível da sua!

A timidez faz parte de todos nós, seja em grande ou pequena quantidade, esse sentimento aflora nas mais diversas situações e, muitas vezes prejudica nosso desempenho em inúmeras áreas da socialização.

Timidez.

Apesar de ser natural, quando a timidez começa a atingir níveis muito altos e prejudicar a sua vida, pode ser o momento de buscar ajuda. Mas você sabe se a sua timidez está além do comum? Responda as perguntas a seguir com sinceridade e descubra qual o seu nível de timidez:

Clique em iniciar questionário.

Resultados:

  • Pouco tímida:

Você pode até se sentir tímida de vez em quando, mas as situações são muito pontuais e não interferem no seu jeito de viver. Você faz o que tiver vontade e não pensa com frequência no que os outros vão dizer. A timidez não atrapalha a sua vida.

  • Equilibrada:

A timidez é uma companhia casual e vocês convivem harmonicamente. Ela faz você tomar decisões que lhe poupam de ser o centro das atenções ou de ser assunto alheio, mas não lhe impede de fazer o que tem que ser feito. Você tem seus momentos de timidez, como todo mundo, mas ela não muda os seus impulsos iniciais.

  • Muito tímida:

Possivelmente existem duas de você: uma é quem você seria sem a timidez, a outra é quem esse sentimento lhe tornou. Na escola/faculdade você sempre perdia pontos nas apresentações por falar muito pouco, e os colegas sempre pediam para você repetir todas as suas respostas, mais alto. Você provavelmente já afastou muita gente que gostaria de ter por perto por se sentir tímida em mandar a primeira mensagem ou puxar assunto. A timidez está fazendo você se esconder do mundo e tudo o que você quer, realmente, é não ser notada. Se você está feliz assim e acredita que a melhor forma de viver em paz é sem ser muito notada, tudo bem, é seu jeitinho de ser. Mas se você se sente mal com isso e gostaria de ser menos tímida, saiba que é possível tratar esse sentimento!

Dicas para controlar sua timidez:

Se você faz parte do grupo das tímidas que querem vencer esse sentimento, saiba que um psicólogo ou psicoterapeuta são profissionais capacitados para desenvolver atividades com você que vão lhe ajudar a ficar no controle da situação. No entanto, a timidez não é uma doença, e sim um traço de personalidade, então não precisa se desesperar e buscar “uma cura”, mas sim um maior autocontrole.

Larissa Santos.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »