Perfumes: o guia completo

Um perfume é muito mais do que um bom aroma, é a forma que expressamos nossa personalidade. A arte da elaboração dos perfumes nasceu lá no Antigo Egito e permanece até os dias atuais. Os perfumes são feitos a partir de óleos essenciais aromáticos, álcool e a maioria com água.

Concentração:

Os perfumes são classificados quanto às suas concentrações, veja a seguir:

Parfum: é a forma mais nobre e pura, pois contém a mais alta concentração de óleos essenciais, geralmente em torno de 15 a 20%, podendo chegar a 40%. A duração na pele é em média de 12 a 20h.

Eau de Parfum: é a forma mais popular, possui cerca de 11 a 15% de óleos essenciais. Duram em média na pele de 6 a 8h.

Eau de Toilette: possuem cerca de 5 a 10% de óleos essenciais. Permanecem na pele em torno de 4 a 6h.

Eau de Cologne: é ideal usar após o banho, possui em torno de 3 a 5% de óleos essenciais. A duração na pele é cerca de 2h.

Splash: possui pouquíssima concentração, em torno de 1% de óleos essenciais, também é indicado passar após o banho. Permanece na pele menos de 2h.

Perfume Cremoso: é uma formula recente, possui em torno de 8% de óleos essenciais no perfume e de 3 a 5% de loção corporal perfumada. Pode durar até 24h na pele.

Piramide Olfativa:

É comum o perfume modificar na nossa pele ao longo do dia, isso ocorre porque esse é composto por 3 tipos de notas, percebidas por nossas narinas em etapas diferentes de acordo que evaporam:

Piramide Olfativa.

Notas de cabeça (saída): são as primeiras a serem sentidas e evaporam com maior facilidade, representam a primeira impressão do perfume. São frescas e leves, podem ser herbais (exemplo: menta, erva doce e alecrim) ou cítricas (exemplo: laranja, limão e mandarina). Permanecem poucos minutos na pele.

Notas de coração (corpo): representam a personalidade do perfume e a segunda impressão, evaporam mais lentamente do que as notas de saída e são percebidas quando o perfume começa absorver na pele. Podem ser frutas não cítricas (exemplo: pêssego e framboesa) e flores (exemplo: gerânio, jasmim e rosa).

Notas de base (fundo): são a última impressão do perfume e as notas que mais duram na pele, dão calor e peso na fragrância. Podem ser resinas (exemplo: incenso), madeiras (exemplo: pinho e cedro), especiarias (exemplo: noz moscada e gengibre) animais ou sintéticos (hoje não é mais comum serem usados animais e sim substâncias sintéticas que imitam odores como musk e âmbar) e adocicadas (exemplo: baunilha).

Famílias Olfativas: 

São as características olfativas principais do perfume, podem ser classificados como:

Cítrico.Cítricos: são refrescantes e suaves, duram pouco tempo na pele e são indicados para climas quentes. Limão, laranja, bergamota e tangerina fazem parte dessa família olfativa. Ô de Lancôme, Calvin Klein One e Mugler Cologne são exemplos de perfumes cítricos:

Perfumes cítricos.

Frescos.Frescos (Verdes ou Herbais): são calmantes, revigorantes e jovens. Fazem parte dessa família olfativa grama recém cortada, algas marinhas, ervas e entre outros. L’eau Par Kenzo Pour Femme, Roberto Cavalli Acqua e Yves Saint Laurent são exemplos de perfumes frescos:

Perfumes Frescos.

Frutal.Frutais: possuem maior apelo feminino, fazem parte dessa família a maça, cereja, lichia, morango e outras frutas. Fantasy, Pink Bouquet Moschino e Royal Desire são exemplos de perfumes frutais.

Perfumes frutais.

Flores. Florais: é a mais clássia família olfativa, muitos perfumes femininos são florais, fazem parte dessa família a rosa, gardênia, lírio, jasmim e entre outras flores. Lapidus Woman, Signature Woman e L.A. Glow by JLO são exemplos de perfumes florais.

Perfumes florais.

Canela. Orientais: é uma classe sofisticada, elegante, adocicada e picante. Fazem parte dessa família baunilha, canela, madeiras e orquídeas. Christina Aguilera, Her Secret e Hypnôse são exemplos de perfumes orientais.

Perfumes orientais.

Madeira. Amadeirados: os aromas são mais secos e menos adocicados, sândalo e pinho fazem parte dessa família olfativa. Alien Eau Luminescent, Prada Candy e Armani Mania Pour Femme são exemplos de perfumes amadeirados.

Perfumes amadeirados.

Cravo. Especiados: são formados de especiarias (temperos) em sua composição, como a canela, cravo, pimenta e noz moscada. Os especiados podem estar dentro da família dos amadeirados, orientais e cítricos.  Opium, Café Classique e Kenzo Jungle são exemplos de perfumes especiados.

Perfumes especiados.

Mel. Gourmand: estão dentro da classe dos orientais, são adocicados e apetitosos, chocolate, mel, marshmallow, caramelo e açucar estão presentes nessa família. La Vie Est Belle, Pleasures Delight e Angel são exemplos de perfumes gourmand.

Perfumes Gourmand.

Couro. Couro: são perfumes masculinos que remetem ao cheiro de couro através de madeiras secas queimadas (como tabaco e cedro) e fumaça. Déclaration, Tuscan Leather e A * Men Les Parfums de Cuir são exemplos de perfumes que representam o couro.Perfumes couro.

Água.Aquáticos: esses perfumes passam a sensação que sentimos quando estamos perto da água através de notas marinhas (como algas) em sua formulação. Cool Water Woman, Eau De Star e Cool Water Wave são exemplos de perfumes aquáticos.

Perfumes aquáticos.

Vento. Ozônicos: são perfumes que lembram do ar, trazem a sensação de frescor e limpeza. Silver Mountain Water, Odeur 53 e Oxygene são exemplos de perfumes ozônicos.

Perfumes ozônicos.

Lavanda.Aromáticos (Fougère): a maioria deles são perfumes masculinos, trazem notas de aromas cítricos, muitas vezes orientais e com toques de lavanda. Herrera for Men, Donna Karan New York e Marc Jacobs Splash Basil são exemplos de perfumes aromáticos.

Perfumes aromáticos.

Musgo. Chipre: reúne notas cítricas com o musgo de carvalho, seus perfumes são intensos e envolventes. Gucci by Gucci, Miss Dior Eau Fraîche e Dahlia Noir L’Eau são exemplos dessa família olfativa.

Perfumes Chipre.

Escolhendo o perfume para diferentes ocasiões:

Dia/trabalho: combina com perfumes leves e descontraídos. As famílias olfativas que são adequadas para o dia ou no trabalho são os cítricos, frescos, florais, aromáticos, aquáticos e ozônicos.

Noite: combina com perfumes mais marcantes e que deixam um rastro de personalidade. As famílias olfativas que são adequadas para a noite são os orientais, amadeirados, couro, especiados e chipre.

Outono/inverno: perfumes que trazem uma sensação aconchegantes, sem passarem despercebidos. As famílias olfativas que combinam com o outono/inverno são os orientais, amadeirados, frutais, gourmands, especiados e couro.

Primavera/verão: combina com perfumes leves como o dia. As famílias olfativas que são adequadas para essas estações são os cítricos, frescos, florais, aromáticos, aquáticos e ozônicos.

Encontro romântico: combina com perfumes tanto marcantes quanto doces. As famílias olfativas que são adequadas para um encontro romântico são frutais, florais, orientais, amadeirados, especiados e gourmand.

Balada: combina com perfumes mais marcantes, já não tão doces quanto o encontro romântico. As famílias olfativas que combinam com a balada são amadeirados, orientais, gourmand, especiados, couro e chipre.

Esporte/academia: combinam com perfumes mais suaves por causa da transpiração. As famílias olfativas que são adequadas para o esporte ou academia são os cítricos, frescos, florais, aromáticos, aquáticos e ozônicos.

Evento social: combina com perfumes que lembram sofisticação. As famílias olfativas que são adequadas para um evento social são florais, amadeirados, especiados e aromáticos.

Frascos de perfumes.

Dicas e curiosidades:

  • Pessoas de pele seca e clara tem mais dificuldades de fixação do perfume, é sempre bom usar um creme com o mesmo aroma da fragrância para melhorar este aspecto.
  • Antes de comprar um perfume, espere 1 hora para sentir as 3 notas da fragrância e não somente as de saída.
  • Passe o perfume onde tem maior circulação sanguínea e calor para ajuda a fixar ainda mais a fragrância, como pulsos, dobras de cotovelos e joelhos, na nunca e atrás das orelhas.
  • Os cheiros dos perfumes podem variar de acordo com cada pessoa por causa da química da pele.
  • Mantenha o frasco do seu perfume em lugar fresco e longe da luz para conservá-lo mais.
  • É normal não sentirmos mais o perfume que compramos, isso não quer dizer que ele tem pouca fixação, isso é porque nosso olfato tem uma propriedade de “acomodação olfativa”, então cuidado para não exagerar pois as pessoas ao redor sentem.
  • Pessoas idosas tendem a ter o olfato reduzido, por isso também devem cuidar para não exagerar no perfume.
  • Não existe nenhum elemento secreto na fixação dos perfumes, isso se deve a sua concentração e matérias primas (cítricos duram menos que amadeirados).
  • É bom evitar passar perfume antes de ir a praia, por causa do álcool e interferência do sol pode causar manchas e irritações.

Seja o(a) primeiro(a) a postar um comentário!

Faça um comentário

 

Translate »